As bebidas isotônicas são adequadas para crianças?
Elas servem para hidratar e repor os minerais perdidos durante a atividade física
Estamos numa fase em que as bebidas isotônicas fazem parte da hidratação da maioria dos atletas e até de pessoas que procuram simplesmente tomar uma bebida para se refrescar.
O uso destes produtos se tornou tão difundido que pode ser completamente normal até ver crianças os consumindo após o exercício. Mas será que as bebidas isotônicas são adequadas para crianças?
Leia também: Whey protein não é só para quem malha, nutricionista revela 4 indicações do suplemento que pouca gente conhece
O que uma bebida isotônica nos proporciona?
Quando realizamos atividade física, através do suor, não só perdemos água, mas o nosso corpo também sofre uma perda significativa de minerais e uma diminuição de eletrólitos essenciais para os nossos músculos. Por isso devemos, por um lado, reidratar-nos e, por outro, recuperar e restabelecer todos os níveis perdidos para, desta forma, promover uma recuperação correta.
Existem inúmeras bebidas esportivas no mercado destinadas a este fim, e dependendo da sua composição podemos encontrar diferentes tipos de isotônicos, desde aqueles destinados principalmente à reidratação, até outros que contêm maiores quantidades de minerais, como potássio e sódio, destinados a repor eletrólitos perdidos ou com maior contribuição energética.
Quando é indicada uma bebida isotônica e para quem
...
Veja também
Desidratação: o que é, sintomas, tratamento e como evitar
Para aumentar a autoestima das crianças, os pais devem dizer estas 7 frases no dia a dia