As pessoas com insegurança emocional costumam ter esses 3 comportamentos, diz psicóloga
Geralmente, a insegurança é resultado de traumas do passado
A insegurança emocional é um estado mental que muitas pessoas já experimentaram ao longo da vida. E é descrito por muitos como sendo consequência de uma situação específica ou mesmo sendo característica da personalidade.
Quem se acha inseguro, se sente vulnerável, em dúvida sobre si, com dificuldade de tomar decisões e escolher. Em alguns casos supervalorizando os outros e de algum modo desvalorizando a si próprio. Esse sentimento pode gerar ansiedade, evitar mudanças e desafios, causando a perda de oportunidades e, em casos mais severos, é possível afetar diretamente a qualidade de vida.
Essa insegurança pode ser descrita como sendo uma percepção distorcida de si, aquela voz interior que questiona suas qualidades, habilidades, que te faz duvidar do seu valor, da sua capacidade de realização, e que faz com que você não se sinta aceito adequadamente pelos outros.
Esse modo inadequado de pensar surge como se fosse um eco que repete uma ou outra experiência negativa (que talvez as coisas possam não ter andado da melhor forma possível) como se fosse a regra (generalizando) e não a exceção. E assim, o medo de que algo vai dar errado se instala, muitas vezes, toma conta, predominando e as expectativas irreais sobre você mesmo absorvem e afastam da realidade.
...
Veja também
Ansiedade: o que é, como controlar uma crise e 25 sintomas
Pessoas ingratas costumam usar essas seis frases. Eles são um reflexo da sua infelicidade