Através de corrimão em Braille, cegos podem enxergar vista de castelo italiano; veja fotos
Através do sistema universal de leitura e escrita, o artista Paolo Puddu, formado na Academia de Belas Artes do local, criou o 'Follow the Shape'
A representatividade é um dos assuntos mais debatidos e, quando um lugar age a favor de pessoas com deficiência, acaba ganhando destaque. Isso foi o que aconteceu com o Castelo de Santo Elmo, localizado em Nápoles, na Itália, que fez um trabalho exemplar usando o Braille. Veja os detalhes:
Cegos enxergam a vista
O reconhecimento veio quando o ponto turístico italiano decidiu colocar um corrimão que possibilitava os cegos a enxergarem. Através do sistema universal de leitura e escrita, o artista Paolo Puddu, formado na Academia de Belas Artes do local, criou o 'Follow the Shape'. O projeto dá a chance de uma pessoa com deficiência visual ter a noção do que é Nápoles vista de cima em 360 graus. Ademais, a fortaleza da Idade Média - que fica no topo de uma colina - ganhou uma descrição poética em um corrimão de metal. Frases do livro 'A Terra e o Homem' - escrito em 1919 - descrevem a paisagem da região da Campânia.
Motivo para inspiração
Recentemente, a conta, no Instagram, @autossustentavel, chamou atenção para o feito do artista e contou um pouco de sua história. Quem não conhecia, ficou encantado e não poupou os comentários. "Que fantástico! Deveria ser lei em todos os pontos turísticos", primeiramente, opinou um. "O 'incluir' é encantador em todos os seus aspectos... Mas essa delicadeza é de emocionar e deixar o coração quentinho e grato", disse outra. "A visão desse castelo, em específico, chamado "Castelo do Ovo", dá pra ver nada mais, nada menos, que o Monte Vesúvio e a Baía de Nápoles", por fim, acrescentou a terceira. Confira a publicação abaixo:
Ver essa foto no Instagram