Script = https://s1.trrsf.com/update-1737639310/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Atriz faz duas cirurgias no seio após sofrer com neuroma intercostal; entenda

Maria Joana operou o seio esquerdo em 2019 e novamente agora, em 2023

3 out 2023 - 05h00
(atualizado às 09h21)
Compartilhar
Exibir comentários

O desabafo que Maria Joana publicou no Instagram sobre uma segunda cirurgia no mesmo seio viralizou nas redes sociais. Não pelo fato em si, mas pelo motivo que fez a atriz passar novamente pelo procedimento.

Segunda a própria relata na legenda da publicação, em 2019 ela sofreu com um neuroma intercostal no seio esquerdo. Depois de um período de investigação, Maria Joana precisou passar por uma cirurgia para tratar a lesão. O que a atriz não esperava é que, quase quatro anos depois, a dor voltasse e que, dessa vez, pudesse ter a ver com sua prótese de silicone.

"Vou confessar que quando soube que teria que operar, fiquei chateada. Em 2019 o neuroma, em 2021 quebrei a tíbia e agora 2023 outro problema. Dei aquela choradinha? Dei sim. Mas, foi o momento de fazer outro mergulho interno. Teria que parar minha vida e meu trabalho mais uma vez", desabafou.

De Gisele Bündchen a Kylie: famosas arrependidas do silicone De Gisele Bündchen a Kylie: famosas arrependidas do silicone

"Resposta" do organismo

Ao Terra, o médico neurocirurgião Felipe Mendes explicou que o neuroma é "uma resposta" do organismo a alguma lesão ou trauma no nervo.

"Quando ocorre uma reação no processo de regeneração e cicatrização de maneira exagerada, forma-se uma nodulação no trajeto do nervo que, muitas vezes, pode causar dor e incômodo", informa o especialista.

O neuroma pode acontecer em qualquer nervo do corpo. Nos nervos intercostais, como foi o caso da atriz, esse processo pode ocorrer quando há algum acidente ou trauma – ou até em decorrência da prática intensa de atividades físicas sem o uso de sutiã apropriado.

A atriz Maria Joana
A atriz Maria Joana
Foto: Reprodução/Instagram/@mariajoana

A própria atriz fez esse alerta em sua publicação: "O (primeiro) neuroma não teve uma relação direta com a minha prótese. É preciso ressaltar isso. Mas vale lembrar a indicação do uso de top e sutiãs adequados nos momentos de exercício físico e/ou esforço de grande impacto."

Maria Joana fez questão de esclarecer que o seu primeiro episódio de neuroma, em 2019, não teve relação com o silicone. O desse ano, contudo, tem certa ligação.

"Eu voltei no médico e descobrimos que houve um abaulamento do sulco mamário e uma pequena migração da prótese para baixo, porém foi o suficiente para pressionar o local do neuroma anterior, mesmo ele protegido na musculatura'", relatou a atriz, que agora se recupera da nova cirurgia.

Nos casos menos graves, o neuroma intercostal pode ser tratado através de fisioterapia, medicações e alogamentos. Os sintomas de neuroma intercostal envolvem:

  • Dor aguda e intensa na região entre as costelas, que pode se espalhar para outras áreas do corpo;
  • Formigamento ou dormência na área afetada, devido à irritação dos nervos; 
  • Sensação de queimação na área onde o neuroma está localizado;
  • Sensibilidade extrema e desconforto ao usar roupas apertadas ou durante atividades cotidianas;
  • Diminuição e desconforto ao realizar alguns movimentos como tossir, espirrar ou levantar objetos pesados; além de afetar significativamente a qualidade de vida de quem convive com isso, interferindo nas atividades diárias e no sono.
Quais os primeiros sinais de câncer de mama?:

Em post publicado nesta segunda-feira (02), a atriz esclareceu o curativo que está usando no rosto. Ela disse que aproveitou a pausa na carreira para realizar a cirurgia no seio para também fazer uma outra operação no nariz, retirar o desvio no septo e remodelar o osso da região.

Fonte: Redação Terra Você
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade