3 passos para uma vida saudável, sem estresse e ansiedade
Com a pandemia e o isolamento social, a busca por soluções de saúde mental aumentou seis vezes entre março e dezembro de 2020
À medida que os níveis de estresse subiram por conta do clima de tensão provocado pela pandemia, a depressão, a ansiedade, a solidão e os sentimentos de desesperança também aumentaram. Por isso, é tão importante falar sobre a saúde mental ou a inteligência emocional e bem-estar.
De acordo com o "The COVID-Era Fitness Consumer", da International Health, Racquet and Sportsclub Association (IHRSA), associação que representa instalações de saúde e fitness, ginásios, spas, clubes esportivos e fornecedores em todo o mundo, 76% dos membros estão se sentindo ansiosos com sua saúde de forma geral, e 60% deles se sentem mais estressados desde o início da pandemia.
Segundo alguns estudos, os programas e ferramentas de bem-estar podem reduzir significativamente os custos com saúde e mesmo que já existam inúmeras iniciativas dentro das empresas que buscam dar suporte aos funcionários, a saúde mental ainda continua sendo uma grande preocupação, e a tecnologia desempenhou um papel crucial. Segundo um levantamento do Gympass, 35% das utilizações de aplicativos parceiros em 2020 foram de usuários que acessaram as soluções de saúde mental da plataforma. De março a dezembro, o uso de tais soluções aumentaram seis vezes.
Confira abaixo algumas dicas de hábitos para melhorar nossa saúde mental que a Gympass separou.
1. Uma jornada saudável e divertida: ter um objetivo é tão importante como se divertir no caminho para alcançar suas metas. Ao ter uma abordagem mais orientada para a libertação de stress, quebrando a rotina, ou simplesmente divertindo-se fisicamente ativo, poderá desfrutar mais do momento (e libertar endorfinas no processo).
2. Amplie o seu foco: exercício, meditação, alimentação saudável são hábitos que são construídos um dia de cada vez. O melhor conselho é não adotar uma abordagem de "tudo ou nada". Uma hora de exercício, quinze minutos de meditação, e cuidar da sua dieta são perfeitamente compatíveis com passar uma tarde a maratona de uma série no sofá.
3. Cuide das suas emoções: o bem-estar e o autocuidado incluem também a nossa saúde mental: nos dar um momento de plena ligação pessoal por meio da respiração, nos colocando no presente, valorizar sensações, experiências, pessoas, palavras e realizações são também fundamentais.
Vale lembrar que a prática de hábitos saudáveis irá gerar um benefício a longo prazo, tanto pessoalmente como para as pessoas próximas de nós.