Script = https://s1.trrsf.com/update-1736967909/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Açaí com cupuaçu no pré-treino: veja os benefícios da dupla

Ambos frutos são reconhecidos pela entrega de energia

9 ago 2023 - 08h00
(atualizado às 18h12)
Compartilhar
Exibir comentários

Ingerir açaí com cupuaçu no pré-treino pode ser uma ótima alternativa. Afinal, a dupla é rica em nutrientes que vão oferecer energia para o seu corpo trabalhar em alta intensidade. Além da explosão de sabores. Mas, os benefícios não param por aí. Por isso, separamos alguns outros motivos para você incluir esses alimentos na dieta.

Açaí com cupuaçu é bom para quem treina - Shutterstock
Açaí com cupuaçu é bom para quem treina - Shutterstock
Foto: Sport Life

Açaí com cupuaçu para quem treina

"Dizer que um alimento específico é indicado para quem treina é difícil, pois existem diversos fatores que influenciam para fazer essa escolha, mas se fosse para encaixar esse alimento na dieta estrategicamente podemos dizer que ele é um bom pré-treino", respondeu com exclusividade para o Sport Life o nutricionista clínico e esportivo Dereck Oak.

O motivo dessa afirmação é que tanto açaí quanto o cupuaçu são ricos em carboidratos, os quais fornecem energia para o treino. Além disso, essa "mistura" contém vitamina C e ação antioxidante, que auxiliam no sistema imunológico. Sem falar que a combinação também oferece outras vitaminas e minerais para o bom funcionamento do organismo.

Ainda assim, o "fã" de açaí com cupuaçu precisa ser criterioso. Afinal, o excesso e o consumo em forma de soverte pode atrapalhar a conquista dos objetivos. "O que torna esse alimento uma fonte ainda maior de carboidrato e com um alto índice glicêmico, ou seja, com uma digestão e absorção mais rápida em relação a consumir as frutas em si, pois contêm menos fibras e adição de açúcares", detalhou Oak.

Como incluir a combinação na dieta e ter bons resultados

Definir a quantidade diária de ingestão é inviável, isto é, varia conforme a necessidade de uma pessoa. Por exemplo: idade, sexo, nível de atividade física, intensidade do treino, o que vai ser consumido junto e metas específicas. Fatos que reforçam a necessidade de um trabalho com um nutricionista.

"Adicionar paçoca, chocolate, leite em pó ou qualquer outro acompanhamento é viável desde que as calorias estejam de acordo com seu plano. Uma opção para quem gosta de incrementar seu sorvete de açaí com cupuaçu é diminuir a quantidade dele para adicionar mais acompanhamentos. Assim você não vai extrapolar nas calorias", explica o nutricionista.

"Adicionar frutas é uma boa opção para deixar seu sorvete mais colorido e saboroso, além de nutritivo. Existem frutas com poucas calorias que vão ajudar a trazer saciedade sem prejudicar a dieta, como é o caso do morango e melão, por exemplo. Tente variar as frutas para adicionar uma variedade de vitaminas e minerais", completa.

E depois do treino?

"Para realizarmos um bom treino, é importante realizar um bom pré-treino. E, para isso, ele precisa ter uma boa fonte de carboidratos, pois vão servir como energia. Dito isso, reafirmo que o açaí com cupuaçu se encaixa bem como pré-treino. Como pós-treino, podemos utilizá-lo para repor nossos estoques de glicogênio, caso consumido junto a uma proteína, para auxiliar a absorção dela", disse Dereck.

Restrições e consumo ideal de açaí com cupuaçu

"Não existe contraindicação específica quanto ao consumo do açaí com cupuaçu. Apenas em casos de alergia. Porém, se você tem alguma patologia, como problemas renais, diabetes ou doenças metabólicas, é importante você consultar um nutricionista antes de incluir esse alimento em sua dieta", orientou.

"Consumir açaí com cupuaçu todos os dias pode ser saudável desde que seja feito dentro de uma alimentação equilibrada e diversificada. O açaí com cupuaçu é uma opção nutricionalmente rica, mas é importante lembrar que ele deve ser apenas uma parte da dieta, o que deve incluir uma variedade de alimentos para garantir a ingestão adequada de todos os nutrientes necessários para o bom funcionamento do organismo", concluiu o nutricionista Dereck Oak.

Sport Life
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade