Aeróbico atrapalha a hipertrofia? Personal desvenda mitos do cardio
Angélica Almeida, colunista do Sport Life, detalha a importância do exercício cardiovascular aliado à musculação
Fala meus amores, Angélica Almeida mais uma vez trazendo informações sobre o universo fitness, que vem crescendo cada vez mais. Mas, é bom lembrar que as informações que trago são sempre baseadas em evidências cientificas. Isso é importante ressaltar porque por muito tempo os resultados eram reconhecidos apenas pela prática.
Afinal, quando pensamos no ser humano, é necessário "pensar" de uma forma geral. Seja no movimento, na nutrição, emocional e comportamental.
Não vivemos mais no tempo das cavernas, mas esse DNA, está em nossas células. Antigamente era necessário caminhar por horas e horas atrás de alimento e ter força para levantar pedras gigantes. Hoje em dia replicamos isso no nosso dia a dia, e até mesmo na academia. Mas, sem correr o risco de ser comido vivo. Olha como mudou!
Dessa maneira, podem surgir dúvidas sobre a realização de atividades físicas. Como, por exemplo, se fazer aeróbico pode atrapalhar a hipertrofia. Entenda que uma prática envolve a outra. Ou seja, se o seu condicionamento cardiorrespiratório estiver mais desenvolvido, você irá realizar um exercício de força com mais eficiência sem prejudicar o seu corpo.
Mas o maior problema que enxergo como profissional, é que as pessoas não estão preocupadas com a perda da massa magra. E sim que elas não acharam prazer suficiente para ter aderência nesse tipo de exercício físico.
Nosso corpo precisa de estímulos para podermos realizar tarefas básicas do nosso dia a dia. Para levantar da cama é necessário ter o mínimo de força, para caminhar até o banheiro o mínimo de resistência. Mas ninguém quer viver com o mínimo se pode ter o máximo.
Aeróbico e musculação são atividades distintas, mas que se complementam e são essenciais para o ser humano
Se estiver ocorrendo perda de massa magra, é necessário investigar o motivo. Quando isso ocorre, o treino de força não está adequado. Progressão de carga e método de treinamento precisam de ajustes.
Excesso de cardio? Planejar, planilhar, executar conforme solicitado.
Pouco treino de força? A manutenção da massa magra depende do exercício resistido (musculação).
Para saber se está evoluindo nos treinamentos é importante avaliar, para posteriormente, mapear a evolução. Portanto, faça uma avaliação física completa.
A dose certa, depende de cada individuo e da sua condição física. O que é recomendado pela OMS (Organização Mundial da Saúde) são 300 minutos por semana.
Interessante identificar o nível de esforço da sua atividade. Afinal, uma caminhada rápida, que você não consegue falar é diferente de uma caminhada no supermercado. Aprenda a identificar o nível do seu esforço e o seu limite.
Como profissional o que posso orientar é: alterne entre as atividades, desde que um treino não atrapalhe o outro.
Cada um tem uma realidade e objetivos diferentes, por isso, a inclusão do aeróbico é muito delicada para ser definida em um único post. É necessário avaliar o aluno como um todo.
Espero ter ajudado e até a próxima!