Aos 61 anos, Tom Cruise parece ter 40 por causa de um detalhe
O ator é um exemplo de envelhecer bem, naturalmente e sem exageros estéticos. Veja qual é o segredo
Enquanto os cinemas brasileiros já recebem o lançamento do filme "Missão Impossível 7 – Acerto de Contas", Tom Cruise é de novo a bola da vez. Aos 61 anos, o ator exibe físico que arrasta elogios e rosto com aparência saudável, recusando modificações estéticas exageradas.
Em entrevistas, Tom aponta os exercícios frequentes como principal motivo pela sua aparência. Ele afirmou que pratica várias modalidades diferentes ao mesmo tempo, como “musculação, caminhada e esgrima”.
O segredo de Tom é compartilhado pela médica nutróloga Marcella Garcez, diretora e professora da Associação Brasileira de Nutrologia (ABRAN). “A prática de atividades físicas variadas, com aumento moderado de cargas e frequência, faz com que ele tenha um maior condicionamento físico. Basicamente, a prática de atividades físicas melhora marcadores de envelhecimento precoce, porém os treinos devem ser programados, moderados e constantes, pois o excesso pode acelerar o envelhecimento, tanto ou mais que o sedentarismo", diz ela.
"A forma física que observamos é fruto de anos de condicionamento físico, porém nunca é tarde para começar”, explica ela sobre sua aparência, Tom Cruise não costuma dar sinais de que fez procedimentos estéticos.
“Se ele fez tratamento estético, e é possível que tenha feito, foi pouco invasivo, como um ultrassom microfocado, que estimula a produção de colágeno”, explica o dermatologista Abdo Salomão Jr., membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia.
Uma característica muito comum entre os homens
Segundo a cirurgiã plástica Beatriz Lassance, membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica, pacientes do sexo masculino são maioria em seu consultório.
“Eles procuram nosso serviço com frequência, querendo melhorar alguma coisa, mas que ninguém perceba, ou que não precisem ficar afastados de sua rotina. As mulheres normalmente comentam com todo mundo o procedimento que fizeram, contam detalhes, já os homens não querem nada disso, e chegam a proferir discurso muito bem embasado sobre o absurdo de fazer cirurgia plástica e procedimentos estéticos, citam políticos e atores com cara de esquisitos. E concordo com essa linha de raciocínio”, diz Beatriz.
“Minha filosofia é melhorar o aspecto sem mudar características pessoais, sem transformar o rosto, simplesmente melhorá-lo e fazer com que o paciente se sinta melhor. Felizmente, a tecnologia nos ajuda bastante”, completa a médica.
Procedimenos que são mais procurados
O ultrassom microfocado, por exemplo, é um destaque nesse sentido. “Ele consegue estimular colágeno e, ao atingir o músculo, consegue também deixar a pele mais firme. No Brasil, o tratamento Atria é um destaque, pois possui dois tipos de aplicadores que podem ser feitos com resultados maximizados no estímulo de colágeno. Com isso, temos um rejuvenescimento sem mudar as características do paciente. É um resultado totalmente natural”, explica Abdo Salomão, que também indica lasers para melhorar a qualidade da pele.
“O laser Solon Pro Collagen, por exemplo, tem um modo de configuração que age superficialmente, melhorando a epiderme, que também fica mais fina com o envelhecimento. Essa associação, tratando camada a camada, produz resultados naturais”, diz o médico.
Preocupações com as cirurgias
Não há motivo para se preocupar com as cirurgias, diz Beatriz. “Casos de flacidez moderada ou severa são muito pouco beneficiados com procedimentos estáticos e a cirurgia pode ser necessária. Hoje em dia não há mais espaço para pacientes com cara de plástica. Técnicas atuais conferem ao paciente aspecto mais descansado e feliz, sem que a plástica seja identificada”, diz a médica.
“A pele sobre as pálpebras pode ser sinal de queda do supercílio, se apenas a pele for retirada, as sobrancelhas descem mais ainda e o ar tristonho permanece. O rosto tem de ser tratado com harmonia. No mesmo procedimento cirúrgico o volume pode ser restabelecido com enxerto de gordura, ou seja, gordura é retirada do próprio paciente com cânulas finas e pequenos orifícios e enxertada como se fosse preenchedor na face. A cirurgia sempre é feita em hospital, com anestesia local e sedação ou geral, somente depois de avaliação clínica completa e minuciosa. Dependendo do procedimento, o afastamento será definido”, completa Beatriz.
Recomendações para ter um visual saudável
Quanto aos cuidados com exercício físico e alimentação, a médica nutróloga lembra que a Organização Mundial da Saúde recomenda pelo menos 150 a 300 minutos de atividade física de moderada intensidade por semana ou atividade física vigorosa equivalente, para todos os adultos, o que equivale a 30 min a 1 h de atividade física 5 a 6 dias por semana.
“Aumentar a frequência, intensidade, carga e modalidade dos treinos gradativamente é o ideal, para não ter risco de lesões e aumento do estresse oxidativo, que acelera o envelhecimento”, diz Marcella.
Quanto a dieta, não há muito segredo, mas o que importa é a constância. “Uma dieta equilibrada, variada e o mais natural possível, com um consumo adequado de carboidratos complexos como frutas, verduras, cereais e sementes integrais, gorduras boas, proteínas magras dos ovos, carnes, laticínios e proteínas vegetais presente nas leguminosas, ingerir uma quantidade ideal de água diariamente, praticar atividade física moderada, ter bons hábitos de sono e incluir estratégias para o manejo do estresse na rotina são estratégias fundamentais para ajudar a manter o corpo saudável”, finaliza Marcella.
(*) HOMEWORK inspira transformação no mundo do trabalho, nos negócios, na sociedade. É criação da Compasso, agência de conteúdo e conexão.