Após a era 'clean girl', a volta da beleza dos anos 80: como aderir e adaptar?
Especialistas dão dicas para reviver o estilo ousado de cabelos e maquiagens da década de 80 com um toque moderno e adaptado para o verão.
Após uma longa fase marcada pelo estilo "clean girl", com cabelos naturais e maquiagem leve, a ousadia dos anos 80 está de volta para ditar as tendências de beleza.
Inspirado por ícones pop como Madonna, Cindy Lauper e David Bowie, esse visual vibrante, cheio de cores intensas e brilhos marcantes, conquistou o público, especialmente com a adesão de influenciadores do TikTok e artistas populares, como as cantoras Sabrina Carpenter, Chappell Roan e, recentemente, Beyoncé.
Contudo, nem todo mundo se sente à vontade para adotar o estilo por completo. Para essas pessoas, a maquiadora Luiza Santos e a cabeleireira Sandra Pinke, do Jacques Janine Vila Leopoldina, oferecem orientações para incorporar os elementos dos anos 1980 de forma gradual e equilibrada.
Maquiagem
A maquiadora Luiza Santos sugere começar aos poucos na maquiagem, sem usar todos os elementos de uma só vez. “Comece aos poucos, escolhendo uma ou duas características que você mais se identifique, para ir se acostumando com o visual.”
Segundo Luiza, para quem deseja destacar os lábios, o ideal é escolher um batom de cor intensa, complementado por um delineado escuro e blush marcante, mantendo uma harmonia com sombras coloridas.
“Se quiser destacar mais os lábios, por exemplo, escolha um batom de cor forte e trace um delineado em tom mais escuro, inclua um blush mais marcado e uma sombra, seguindo a cartela de cores”, explica.
Quem prefere evidenciar o olhar pode apostar em sombras vibrantes. Essas opções podem ser combinadas com um batom nude ou até um vermelho aberto. Para um toque ainda mais ousado, Luiza sugere sombras e batons metalizados para aqueles que gostam de brilho.
Cabelos
Cabelos volumosos, franjas e o corte mullet são alguns dos estilos que marcaram a década de 80. Para uma versão atualizada e descomplicada, a cabeleireira Sandra Pinke recomenda cortes como o "shaggy" e o "wolf cut", que oferecem camadas descontraídas, repicadas e uma franja levemente bagunçada.
“Existem variações, como os cortes shaggy e wolf cut, que trazem camadas, o repicado e a franja, com um efeito bagunçado e ao mesmo tempo mais leve e solto do que mullet”, diz a profissional.
No dia a dia, é possível manter os fios naturais, com acessórios como as piranhas borboleta, que foram populares na época e hoje voltaram com tudo em várias cores e materiais. Para eventos mais sofisticados, Sandra sugere o uso de produtos que aumentem o volume, trazendo ainda mais a estética dos anos 1980 ao look.