Aprenda 3 técnicas de meditação para ajudar a dormir melhor
Especialista explica como as técnicas de meditação podem ajudar a dormir melhor e ensina como realizá-las no dia a dia
Você sofre com insônia? Saiba que você não é o único! Segundo um levantamento da Associação Brasileira do Sono (ABS), mais de 73 milhões de brasileiros sofrem com esse problema. Isso atrapalha muito a rotina desses indivíduos, que acabam não conseguindo descansar o corpo e a mente como deveriam. Além disso, há quem consiga dormir, mas não ter um sono realmente reparador.
"A falta de repouso adequado não apenas compromete o desempenho diário, mas também representa sérios riscos para a saúde a longo prazo. Portanto, é fundamental adotar medidas que promovam um descanso verdadeiramente revitalizante", explica Ana Carolina Matos, profissional de educação física da TotalPass.
E uma das formas de tentar melhorar essa situação é praticar técnicas de meditação antes de dormir na intenção de desligar o corpo e a mente. Confira 3 delas recomendadas pela especialista a seguir:
Respiração 4-7-8
As técnicas de respiração são essenciais para a meditação e muito boas para ajudar a se acalmar após um dia agitado.
Para realizar essa técnica, Matos recomenda encontrar um lugar confortável para sentar-se ou se deitar. Em seguida, focar na respiração, inspirando pelo nariz e contando até quatro. Após manter o ar nos pulmões por um momento, contar até sete e, em seguida, expirar lentamente pela boca, contando até oito.
"Você pode repetir essa sequência de respiração várias vezes, para ajudar a acalmar a mente e relaxar o corpo", explica.
Relaxamento muscular progressivo
Antes de iniciar essa técnica, é importante respirar profundamente por um minuto. Depois, inspirando fundo, você vai escolher uma região do corpo, como os pés, as coxas ou os posteriores de coxa, e tensionar os músculos dessa área por três ou quatro segundos.
Após expirar, relaxe os músculos e espere 10 ou 20 segundos para fazer novamente. "É importante repetir esse processo com outros grupos musculares do corpo, seguindo uma progressão de baixo para cima. Ao final, todos os principais grupos musculares terão sido trabalhados, promovendo relaxamento e alívio do estresse", orienta Matos.
Mindfulness
No mindfulness, primeiramente você deve cruzar as pernas e manter o corpo relaxado, alinhando a postura de modo que a coluna vertebral permaneça em sua curvatura natural. Em seguida, você deve colocar os braços à frente do corpo e as mãos sobre as pernas, abaixar o queixo e fechar os olhos lentamente, concentrando-se na respiração e mantendo o abdômen contraído.
Antes de realizar a técnica, não se esqueça de buscar um local bem confortável para sentar-se. Pode ser a sua cama ou qualquer outro lugar bem tranquilo.