Arrancar o fio branco enfraquece o bulbo capilar
Quando os primeiros fios brancos começam a aparecer, o instinto natural costuma ser arrancar os indesejáveis. Essa ação é prejudicial à saúde do cabelo, mas diferentemente do que é pregado pela cultura popular, arrancar um fio branco não faz nascer dois no lugar.
A dermatologista Daniella Curi, da rede Onodera Estética, explica que não é indicado arrancar os fios brancos porque essa ação repetida causa o enfraquecimento e até a atrofia do bulbo piloso, levando à ausência de cabelo no local. O ideal é utilizar algum método de camuflagem destes fios, como as tinturas, corretivos e acessórios.
Até toalha quente potencializa efeito da hidratação; entenda
Experts ensinam a ter cabelo de salão em casa
Pessoas jovens podem ter cabelo branco por questões hereditárias e nesse caso, não há nenhuma forma de prevenção. “Nos casos de envelhecimento natural, algumas atitudes como alimentação balanceada, exercícios físicos (não intensos) e diminuição do nível de estresse podem retardar o aparecimento dos fios brancos”, indica Daniella.
A especialista esclarece que o cabelo branco não está restrito à idade mais avançada: “Com o envelhecimento natural, o folículo piloso perde a capacidade de produzir o pigmento que dá cor ao pelo, chamado melanina. Porém, existem outras causas que levam ao aparecimento desses fios, como desnutrição, vitiligo e doenças associadas ao envelhecimento precoce”.