Ativos extraídos da flora nacional amaciam e iluminam a pele
Extraídos da flora mais diversificada do mundo, alguns ativos genuinamente brasileiros estão cada vez mais sendo utilizados como ingredientes de produtos de beleza devido à sua poderosa ação sobre a pele. Tesouros da natureza, muitos deles dão origem a cremes, géis, sabonetes e esfoliantes capazes de deixar tanto o rosto quanto o corpo mais protegido, hidratado e distante dos efeitos do tempo.
Por isso, confira, abaixo, as matérias-primas “made in Brazil” mais utilizadas pela indústria cosmética em prol da beleza cutânea e saiba como usufruir de todos os seus benefícios.
Açaí
Rico em vitaminas e minerais, melhora a circulação sanguínea, hidrata e ainda varre os radicais livres que causam rugas, flacidez e manchas, diminuindo a destruição celular e prevenindo o envelhecimento cutâneo. Por causa disso, o seu óleo costuma ser bastante utilizado em cremes anti-idade que devem ser aplicados, preferencialmente, à noite. “Eles são ideais para a região dos olhos, pois também evitam a formação de olheiras”, indica Renata Francesconi, dermatologista do Instituto da Pelle de Campo Grande, no Rio de Janeiro.
Já nas versões sabonete, loção e hidratante, o elemento natural tem ação sensorial e aromática, conferindo textura aveludada. “Contudo, antes de adquirir cosméticos com a substância, é preciso conhecer o tipo de pele. Isso porque eles não são indicados para oleosas, mistas ou com acne”, informa.
Café verde
Antioxidante de origem vegetal, o óleo extraído do grão é rico em polifenóis - substâncias capazes de atenuar os danos causados pelos radicais livres -, além de contar com a ação da própria cafeína, famosa por combater rugas, celulites e a gordura localizada, e dos flavonoides, que impermeabilizam a membrana da pele contra os raios ultravioletas. No mercado, o ingrediente pode ser encontrado no formato de cremes, géis, séruns, tônicos e loções.
Água de coco
Conhecida por hidratar o organismo, proporciona refrescância e hidratação imediatas quando aplicada na face, protegendo-a das variações ambientais e mantendo sua vitalidade e frescor. Empregada em loções de banho, hidratantes, géis e sprays, também pode ser usada diariamente para pulverizar o rosto, ajudando na manutenção do teor de sais minerais e na homogeneização do tom do tecido cutâneo.
Cupuaçu
Com boas doses de vitamina C, ele age como um excelente antioxidante, prevenindo o envelhecimento, além de ser um importante agente para a formação do colágeno. “Por causa disso, ele garante uma pele firme e com mais elasticidade”, garante. No mercado, o ativo é empregado em manteigas (feitas com as suas sementes), capazes de absorver grande quantidade de água e agir como hidratante, e em cremes que recuperam a umidade e elasticidade perdidas.
Guaraná
Rico em cafeína e teobromina - substâncias encontradas no café e chocolate -, apresenta ação adstringente e tonificante quando empregado em cosméticos, além de ser um excelente revitalizante natural, devido à presença de guaramina, pectina e sais minerais, e favorecer a quebra de gordura. Nas prateleiras, é possível encontrá-lo na composição de cremes, tonificantes e sabonetes. “A concentração autorizada de guaraná nos produtos deve estar entre 3% e 10%”, ressalta.
Jambu
Comum na culinária da região Norte, conta com a substância alcalóide spilantol que descontrai as microtensões da pele do rosto, suavizando as rugas, assim como o Botox usado em prol do rejuvenescimento. A hortaliça pode ser encontrada nas fórmulas de sabonetes, géis e cremes antirrugas para ajudar no combate ao envelhecimento precoce.
Mandacaru
Típica árvore da região da caatinga, conta com propriedades hidratantes, capazes de deixar o corpo mais perfumado e macio. É bastante utilizado como ingrediente de cremes, esfoliantes e sabonetes, capazes de remover as células mortas da superfície cutânea e proporcionar a renovação celular ao mesmo tempo em que protege e limpa profundamente a pele.