Autocuidado: 5 formas de focar no próprio bem-estar
Ter mais atenção consigo mesmo pode ser um grande diferencial para elevar qualidade de vida
O autocuidado tende a soar para alguns como uma iniciativa egoísta e muito voltada à estética, todavia cuidar de si mesmo não tem necessariamente tal viés, está mais conectado ao momento de se voltar ao próprio bem-estar.
Enquanto estresse e ansiedade se apresentam como dois dos inimigos mais comuns das pessoas mergulhadas em suas rotinas intensas e com mínimo espaço de tempo, um dado interessante revela que cuidar melhor de si mesmo é uma preocupação atual e que a promoção do autocuidado é um objetivo para boa parcela da sociedade moderna.
Segundo a ferramenta Google Trends, que mostra tendências de pesquisa no buscador da gigante americana, no Brasil, autocuidado e autoestima possuem volume relevante de pesquisa nos últimos 12 meses, exemplos claros de que o foco em si mesmo é um interesse. Veja 5 formas de ajustar o foco e se voltar mais ao próprio bem-estar.
Reflexão
Apesar da influência emocional, muito válida em diversos instantes, refletir sobre contextos e situações é primordial. É a partir dessa ação que se trabalha o autoconhecimento, instrumento extremamente útil, sobretudo em momentos difíceis que colocam, por exemplo, autoconfiança à prova. Refletir mais no dia a dia tende a ser boa alternativa para entender gatilhos de ansiedade e estresse e, assim, trabalhar tais pontos, entendendo o que faz bem ou mal para si.
Inteligência Emocional
Uma habilidade cada vez mais relevante e que está diretamente ligada à reflexão, mas por que é tão importante ter inteligência emocional? Por vezes, a capacidade humana para criar conexões e assimilar circunstâncias é distorcida por uma visão pautada na emoção, ou seja, o lado analítico perde força e torna a tomada de decisão desbalanceada, seja em âmbito profissional ou pessoal.
A inteligência emocional ajuda a identificar o sentimento, compreendendo as motivações, se esses sentimentos têm sentido e como eles devem ser trabalhados.
Confira mais no artigo sobre Inteligência Emocional no Trabalho.
Saúde Social
Assim como as pessoas têm obrigações, elas também possuem necessidades, e se conectar com o outro é mais do que uma simples interação, faz parte do processo humano de desenvolvimento. A palavra bem-estar tem um significado, mas se concretiza em formatos diferentes: enquanto um gosta mais de ler, outro prefere correr. Entretanto, saúde social não diz respeito a um contrato informal de etiqueta, tem a ver com a construção de cada um enquanto indivíduo.
Sempre que possível, aproveite os momentos de descanso também para nutrir a sua saúde social, ela é fundamental para que se alcance o bem-estar pleno, com atenção especial para a saúde mental.
Confira outros detalhes no artigo sobre Saúde Social.
Tempo para si mesmo
Se a interação com amigos e familiares é uma excelente forma de autocuidado, ter um tempo para si mesmo é outro grande exemplo disso. Não há problema em curtir a companhia de um livro, dedicar um tempo do dia para ouvir suas músicas preferidas ou mesmo realizar atividades individuais, crie o hábito de destinar períodos para elevar a sua qualidade de vida.
Não exagere na autocobrança
Os planos são desenhados para que se tenha visão do objetivo, porém a ansiedade de chegar logo ao final do processo ou mesmo a falta de habilidade em alinhar as próprias expectativas faz com que autocobrança passe dos limites em inúmeras oportunidades.
Da mesma forma que agir com gentileza faz a diferença na vida do outro, ser gentil consigo é um jeito de cuidar melhor da própria saúde mental. Não se cobre tanto, o seu bem-estar influencia outras esferas da vida, tente praticar todos os passos anteriores com frequência.
Siga @atma.vc no Instagram e confira outros conteúdos!
Atma, o app com mais de 1000 meditações. Baixe no Android ou iOS.