Barra reta ou W? Qual é a mais indicada para fazer rosca direta
Mais uma dica para alinhar o seu objetivo com a musculação
A musculação é o tipo de exercício que permite o surgimento de novos conceitos, que, inevitavelmente, deixam os seus adeptos veteranos e principiantes em dúvidas. Nesse sentido, há outro questionamento que ganhou ênfase em sites de busca: qual barra deve ser usada no exercício rosca direita?
Resposta
"Na real, opte pelo que te traz mais conforto e desempenho no treino. Você pode passar 20 anos fazendo na barra reta e não ter problema algum. Já outro indivíduo não ter a mesma sorte e se machucar, prefira sempre o que for mais seguro! Alguns vão dizer que a barra reta recruta muito mais o bíceps. Enquanto outros que a barra W vai recrutar menos, mas é muito mais segura para os punhos e cotovelos", disse o personal trainer Fernando Dragão.
Os exemplos de barra
Reta
Fernando afirma que a maior ativação do bíceps não impede a chance de contrair epicondilite, que é a irritação do tecido que une o músculo do antebraço ao cotovelo. Isso ocorre geralmente pelos excessos de esforços repetitivos e no uso articular. O que resulta em sobrecarga dos tendões e acontece com frequência na rosca direta.
"Rosca direta envolve-se somente a articulação do cotovelo. O cotovelo é formado por três ossos: a parte superior (úmero e osso do braço) e a parte inferior (rádio e ulna ossos do antebraço). A pegada reta cria uma movimentação não natural entre o úmero, rádio e ulna", comenta.
W
"Usamos um meio termo entre pegada supina e neutra, o que vai requisitar um pouco mais do braquiorradial e braquial e um pouco menos do bíceps. Essa pequena mudança no ângulo permite a rosca direta de uma maneira mais confortável, natural e segura", adverte o profissional.
Reta x W
A barra reta aciona o bíceps, e o w deixa a conclusão do exercício de forma segura. Essa colocação resulta em dúvida: devemos nos focar em ativar o bíceps o máximo possível ou abrir mão de uma parte do estímulo em prol da segurança?
"Se você é um indivíduo experiente e não sente nenhum desconforto em punhos ou cotovelos e busca maior ativação dos bíceps, continue usando a barra reta. Caso você sinta algo, opte pela barra w se deseja treinar com segurança. Se você for inexperiente, use sempre a barra w", finaliza Fernando Dragão.