Bem na selfie! Veja make que deixa pele perfeita e emagrece
Paloma Vale, maquiadora oficial da bareMinerals, mostra o passo a passo para diferentes tipos e cores de pele
Já reparou que na passarela e no tapete vermelho as celebridades estão cada dia mais “fresh”, com maquiagem menos pesada e aquele ar natural de “acabei de sair do banho e sou bonita assim mesmo”? Pois é, isso é reflexo de um movimento mundial por um look mais real e menos fake. “As pessoas não deveriam notar a sua maquiagem, elas deveriam notar a sua beleza. E, depois, querer saber até que ponto você está maquiada ou não”, afirma Paloma Vale, maquiadora da grife de cosméticos bareMinerals, em visita exclusiva ao Terra.
E o protagonista deste novo contexto: uma pele perfeita. Para construí-la, é preciso muito mais que pincel, base e corretivo. Antes, entenda qual seu tipo de pele e use isso a seu favor. Oleosa, seca, mista, madura? Branca, negra, morena? Cada uma tem suas particularidades.
Por isso, diante de tantas diferenças, a expert ensina como construir a pele perfeita que disfarça imperfeições, valoriza seus pontos positivos e, ainda por cima, emagrece. É isso mesmo, pode acreditar! “Fazendo o contorno certo você já emagrece uns dois quilos só no rosto”, revela Paloma.
Make não é milagre
“A pior coisa que inventaram são esses produtos que fazem tudo. Isso não existe. Claro que usar um desses é melhor que não usar nada, mas um produto só não entrega tantos benefícios assim que a pele precisa”, explica Paloma. Por isso, se sua rotina permite abrir mão do BB Cream e CC Cream, é melhor investir em mais opções de produtos.
Cuide
A pele perfeita começa antes da maquiagem, por isso limpe e hidrate a região todos os dias. Além de ser essencial para a vida, isso ajuda a disfarçar as peles secas na hora de aplicar os produtos e controlar a oleosidade para aquelas que exigem retoque por causa disso.
Conheça sua pele
Acha que acertar a cor da base é o principal desafio na hora de comprar maquiagem? Só que não! Identificar o seu tipo de pele – oleosa, seca, mista, madura – e montar a nécessaire com produtos específicos para cada uma dessas variações faz sim, e muita, diferença no resultado.
As cores
Agora sim, a cor da base. Pare agora de testar a cor no pulso, mão e braço. O ideal é o pescoço porque é justamente essa a região que denuncia quando o make está desconectado. “Faça traços com opções de cores que acredita ser a sua saindo do maxilar para o pescoço. Aquela que sumir é a certa, a que você ainda conseguir enxergar não é para você”, explica Paloma.
As famílias de cores da pele são divididas em clara, média ou bronze. Depois, é preciso escolher o subtom: eles variam entre oliva, azulado, neutro, rosado e dourado.
Primer
O primer não é um detalhe na maquiagem, ele ajuda a preparar a pele, disfarça linhas finas e imperfeições, controla a oleosidade, aumenta a durabilidade do make e diminui necessidade de retoques. Portanto, use! A aplicação é megasimples: espalhe o produto no rosto com os dedos mesmo.
Para as peles secas, prefira os mais hidratantes e com leve brilho. Donas de peles oleosas devem priorizar os primers de textura mais fluida, em gel e com componentes de controle de oleosidade.
Hora da base
A brasileira tem uma espécie de “relação de amor” com bases líquidas. Mas, talvez por causa do nosso clima, essa não seja a melhor opção. Então, tente desapegar e experimentar outras opções. E, na hora de variar, lembre que o principal é a fórmula. Em peles oleosas, use as de fundo matte, que dão efeito fosco e ajudam muito a sumir com aquele efeito “brilhoso”. Peles ressecadas pedem produtos hidratantes e mais leves, para aderirem de maneira mais fácil.
Aplicar com esponja ou pincel traz um efeito mais natural. Comece depositando na região da bochecha e vá esfumando até as extremidades, isso fará com que os acúmulos não fiquem marcados.
Corretivo, ativar!
Existem dois tipos de corretivos importantes: os que corrigem as imperfeições e os que revelam os pontos positivos. Para este último caso, os iluminadores são muito bem-vindos. “Para efetivamente acabar com a olheira, você precisa corrigir e entregar luz, são duas coisas diferentes por isso são necessários produtos diferentes”, explica Paloma.
Escolher o corretivo o mais próximo possível da cor da sua pele é a maneira mais eficaz de não ficar “cinza” e ostentar por ai o “efeito panda ao contrário”. Para corrigir, aplique o produto nas olheiras, manchas, acnes ou qualquer outra região de sombra que queira disfarçar.
Para revelar, use iluminadores com e sem brilho, vale em pó ou líquido. Os sem brilho levam uma luz etérea à região das olheiras e ao triângulo que se forma entre elas e o nariz. Iluminadores com pouco brilho servem para dar volume à região das têmporas, acima das sobrancelhas, nariz e maçã do rosto logo abaixo dos olhos.
Contornos
Os contornos estão super em alta no mundo da maquiagem. Além de darem mais forma ao rosto, afina o nariz e, o principal e mais importante, emagrece! A técnica exige um pincel chanfrado e um pigmento de cor mais escura (pode ser substituído pelo bronzer). Comece aplicando na região alta da lateral do rosto, passando pela testa e terminando abaixo do maxilar.
Qual sua cor?
O passo a passo para a pele perfeita se aplica a todos os tipos de peles, mas cuidado apenas com as diferenças que as tonalidades normalmente exigem na hora de se maquiar.
Pele clara: geralmente precisa de mais luz
Pele morena: precisa de mais correção geral, principalmente na área dos olhos
Pele negra: não demandam quase nenhuma correção, mas pedem atenção às olheiras