Script = https://s1.trrsf.com/update-1731009289/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Carreta itinerante faz coleta de sangue para incentivar doação de forma segura

Iniciativa quer aumentar estoques durante pandemia de covid-19

15 jul 2020 - 09h12
Compartilhar
Exibir comentários
Pandemia do novo coronavírus fez bancos de sangue diminuírem ainda mais estoques no inverno
Pandemia do novo coronavírus fez bancos de sangue diminuírem ainda mais estoques no inverno
Foto: Divulgação / Estadão

Uma carreta fará coleta de sangue durante o mês de julho em cinco pontos da Grande São Paulo. A proposta é aumentar os estoques durante a pandemia do novo coronavírus. A Roche e a organização sem fins lucrativos SAS Brasil, em parceria com a rede de supermercados Dia Brasil e o Hemocentro São Lucas, levam o banco de sangue móvel para incentivar as pessoas por meio de doações feitas de forma segura para todos.

Para garantir que tudo seja feito dentro dos protocolos vigentes e evitar aglomerações, as doações acontecem com horário marcado via agendamento por WhatsApp. O cadastro é realizado na parte externa da carreta, em salas separadas e com uma pessoa por vez, para permitir a realização de triagem e identificar possíveis infectados por covid-19.

As cadeiras para coleta ficam a 1,5m de distância entre elas e há fluxos para não ter circulação cruzada, como entrada e saída independentes, evitando ao máximo contato físico. Todos, funcionários e doadores devem estar de máscara. O lanche após a doação é oferecido na parte de fora da unidade móvel, que é frequentemente higienizada.

O Hemocentro São Lucas, responsável pela coordenação técnica da ação, tem um protocolo para que as coletas ocorram dentro do padrão de qualidade e segurança exigidos.

Para doar sangue, os candidatos precisam ter entre 16 e 69 anos (menores de 18 anos precisam estar acompanhados do responsável), pesar no mínimo 55 quilos, estar em bom estado de saúde e levar documento oficial com foto no momento da doação.

Em relação ao coronavírus, não podem doar pessoas que apresentem sintomas como tosse, febre e dores no corpo. Quem teve contato com pessoas infectadas deve aguardar 14 dias para fazer a doação. Já quem foi curado da doença deve esperar 30 dias para doação. Para saber sobre pré-requisitos mais específicos consulte o site do Ministério da Saúde.

"Neste momento de pandemia, entendemos ser ainda mais importante ter uma atuação proativa e solidária, apoiando causas que emergem em nossa sociedade, como a questão da queda nas doações de sangue e a necessária reposição dos estoques dos hemocentros", afirma Sarah Chaia, diretora jurídica, de responsabilidade social e sustentabilidade, políticas públicas e compliance officer da Roche Farma.

"Acreditamos que a doação de sangue, principalmente neste momento, é de fundamental importância, pois traz impactos extremamente positivos para toda a sociedade. Por este motivo, decidimos apoiar esta iniciativa", avalia Marcelo Maia, presidente executivo do Dia Brasil.

Serviço

O agendamento para doação de sangue na carreta itinerante deve ser feito pelo WhatsApp: (11) 95897-1046, das 8h às 20h, também aos finais de semana. O horário de coleta é entre 8h e 16h, sendo que o último cadastro será realizado às 14h.

Confira os locais e datas da carreta de doação de sangue aberta ao público:

- 13 a 17 de julho - Prefeitura de Arujá (R. Rodrigues Alves, 51 - Jardim Albino Neves, Arujá);

- 20 e 21 de julho - Supermercado DIA São Paulo (Av. São Miguel, 6663);

- 23 e 24 de julho - Supermercado DIA São Paulo (Av. Teotônio Vilela, 4420, Jd Sta Edwiges);

- 27 e 28 de julho - Supermercado DIA Francisco Morato (Rua Vinte e Um de Março, 350, bairro Belém Estação);

- 30 e 31 de julho - Supermercado DIA Santo André (Avenida Itamarati, 2325).

Para saber mais sobre a ação, acesse o portal da ação.

Estadão
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade