Script = https://s1.trrsf.com/update-1737639310/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Caspa, queda e afinamento: descubra os cuidados ideais para tratar os problemas capilares mais comuns

18 dez 2024 - 15h51
Compartilhar
Exibir comentários

O cabelo é uma das principais marcas registradas das mulheres, tornando os cuidados capilares uma prioridade constante. Mais do que estética, a busca por fios saudáveis reflete a preocupação com a saúde como um todo.

Caspa, queda e afinamento: descubra os cuidados ideais para tratar os problemas capilares mais comuns
Caspa, queda e afinamento: descubra os cuidados ideais para tratar os problemas capilares mais comuns
Foto: Shutterstock / todateen

De acordo com o Dr. João Gabriel Nunes, médico tricologista fundador do Centro Médico Capilar, os problemas mais comuns entre as mulheres incluem afinamento dos fios, queda capilar e dermatite seborreica (caspa).

"Cada um desses problemas capilares requer um cuidado especial e individualizado. O mais importante é primeiro entender as causas específicas de cada situação, e depois, adotar as soluções que vão restaurar a saúde capilar de uma forma gradual e mais eficaz", ressalta o Dr.

Confira os principais sintomas e tratamentos para esses problemas capilares:

Afinamento dos fios

O cabelo fino é identificado pela falta de volume, aparência murcha e sensação de fragilidade, provocada por fatores como genética, desequilíbrio hormonal, deficiências nutricionais, estresse ou mudanças no estilo de vida.

"Aposte em produtos ricos em proteínas que vão ajudar no volume dos fios, tratamentos que estimulem o crescimento capilar, como tônicos e séruns e alimente-se de forma equilibrada. Por fim, evite o uso excessivo de produtos pesados que podem achatar ainda mais o cabelo", orienta o Dr. Nunes.

Caspa (Dermatite Seborreica)

A caspa, também chamada de dermatite seborreica, causa descamação, coceira e irritação no couro cabeludo. Aliás, ela pode surgir devido a oleosidade excessiva, alterações hormonais, produtos inadequados, fatores ambientais ou infecções fúngicas.

O médico explica que, para resolver a caspa, a paciente deve utilizar shampoos antifúngicos e anticaspa. Isso porque eles vão combater a oleosidade e ajudar a regular a descamação do couro cabeludo. Evitar o uso excessivo de produtos que contenham sulfatos ou álcool e hidratar o couro cabeludo de forma equilibrada também é indicado.

Queda capilar

A queda capilar, embora comum, pode ser um sinal de alerta quando se torna excessiva, podendo acompanhar afinamento dos fios, alteração na linha do cabelo e áreas de falhas.

O tricologista explica que as quedas capilares nas mulheres pode se dar por diversos motivos. "Pode ser por alterações hormonais, causadas por gravidez, pós-parto, menopausa, e até mesmo distúrbios hormonais. Como a síndrome do ovário policístico; pode ser por estresse e ansiedade ou por deficiências nutricionais", detalha o Dr. Nunes.

todateen
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade