Com 50 calorias, goji berry combate o envelhecimento precoce
Na busca por uma pele rejuvenescida e imune aos sinais do tempo, muitas mulheres apostam suas fichas nos mais variados cremes e tratamentos estéticos. O que elas não sabem, porém, é que um fruto bastante famoso em países como China, Tibete e Mongólia pode ser a mais nova arma no combate ao envelhecimento precoce da cútis. Trata-se do goji berry, cuja ação antioxidante é capaz de eliminar os radicais livres, mantendo as células sadias no organismo por muito mais tempo.
Apesar da nomenclatura difícil (lê-se godi berry), o elemento natural atua como um potente anti-inflamatório e fotoprotetor, evitando que os raios nocivos emitidos pelo sol afetem a derme. “Por conta da grande quantidade de polifenóis (substâncias que ajudam a manter a pele saudável), como a antocianina e o revesratrol, o goji berry é capaz de frear os sinais da idade manter a suavidade cutânea”, esclarece Thaíz Franco, chefe de nutrição do Hospital Icaraí e especialista em nutrição clínica, do Rio de Janeiro.
Além disso, o alimento de sabor azedo (devido à grande quantidade de vitamina C) reúne aminoácidos, vitaminas e minerais, como zinco e ferro, em quantidades maiores do que qualquer outro fruto e conta ainda com pouquíssimas calorias - uma colher (de sopa) contém 50 calorias. Rico em oligoelementos (minerais essenciais para o bom funcionamento do corpo), o nutriente fortalece o sistema imunológico e acelera o metabolismo, promovendo, inclusive, a perda de peso.
Isso porque a cada 100 gramas de goji berry seca existem 2.500 mg de vitamina C, o que auxilia a queima de gordura com mais facilidade. Por isso, para conquistar todos os benefícios escondidos por detrás do fruto, uma colher (de sopa) por dia já é suficiente. “Uma boa pedida é consumi-lo por meio de sucos, misturado com iogurte ou até puro para quem gosta do sabor azedo”, ressalta a especialista.
Melhores resultados
Sucesso também em países europeus, o elemento já pode ser encontrado em farmácias de manipulação e lojas especializadas em produtos naturais de todo o Brasil, na versão desidratada ou em cápsulas. Além disso, vale a pena potencializar os resultados da novidade por meio de uma dieta saudável e balanceada e a prática frequente de exercícios físicos.