Comer carboidrato também pode te ajudar a emagrecer; entenda
Basta ingerir com regularidade para sentir os efeitos
O carboidrato não é o vilão do emagrecimento. E quem aponta é a ciência. Afinal, o estudo publicado pela revista Obesity Science and Practice acusou que o consumo de carboidrato com fibras ajuda no emagrecimento.
Carboidrato com fibras: it's a match para emagrecer
A pesquisa foi feita nos Estados Unidos, com 22 participantes entre 30 e 64 anos. Houve a comprovação do ganho de massa muscular do grupo e aumento da saciedade devido à ingestão de proteínas e fibras, que são capazes de beneficiar o equilíbrio de açúcar no sangue.
A pesquisa considerou flexibilidade, personalização das dietas de acordo com as necessidades individuais, aumento do consumo de proteínas e fibras e média de 1500 kcal ingeridas diariamente. Por fim, os resultados implicaram na diminuição da circunferência abdominal, perda de peso e manutenção da massa muscular.
A palavra da especialista
"A alimentação indicada deve conter pelo menos 400g de vegetais e frutas e 25 gramas de fibras dietéticas naturais. Já com relação à gordura, os adultos devem limitar a ingestão total em 30% ou menos, sendo que a maior parte consumida deve vir dos chamados ácidos graxos insaturados encontrados em óleos vegetais, como o óleo de soja, de milho e girassol, além de sementes oleaginosas e alguns frutos", disse a nutricionista da Jasmine Alimentos, Karla Maciel.
A necessidade do carboidrato
A OMS (Organização Mundial da Saúde) recomenda o consumo médio de carboidratos de 4kg a 6kg de peso. Ou seja, um adulto com 70kg, por exemplo, deve consumir de 280g a 420g diariamente.
"Os carboidratos e gorduras são essenciais para o organismo. Por isso, alimentos que são fonte de carboidratos e gorduras insaturadas, conhecidas popularmente como "gorduras boas", devem estar na rotina alimentar", pontuou a profissional.
Por que consumir fibras?
"Alimentos ricos em fibras se associam com a melhora do perfil lipídico. Tanto por contribuir de forma direta na redução da absorção de colesterol dietético quanto por favorecer a melhora da composição da microbiota intestinal", concluiu Karla Maciel.