Como evitar o sedentarismo no home office
Ginástica laboral pode ser a chave para uma vida mais saudável, mesmo sem sair de casa
Evitar o sedentarismo se tornou uma das grandes buscas da humanidade nos últimos tempos. Principalmente após o início de 2020, quando a pandemia causada pela covid-19 nos obrigou a mudar totalmente a maneira de viver. Simples atitudes, como passear no shopping, buscar os filhos no colégio, caminhar até a padaria e mesmo ir e voltar do trabalho se tornaram verdadeiros desafios.
Uma parcela da sociedade que já sofria por ser muito sedentária, de uma hora para outra, acabou se entregando totalmente ao sedentarismo. Mas essa é uma história que pode ser diferente. Para quem trabalha em casa, no sistema home office, dedicar alguns minutos para realizar exercícios simples e alongamentos pode gerar inúmeros benefícios para a saúde e o bem-estar. E é aí que entra a ginástica laboral.
De acordo com a educadora física e coordenadora do Grupo Atitude, Luciana Bonfim Duarte, a prática de ginástica laboral com frequência pode trazer desde a melhora no humor, como a prevenção de doenças sérias. "A ginástica laboral tem seus benefícios registrados na literatura desde 1925. Empresas compreendem que esta é uma prática estratégica para seus negócios", conta a especialista.
Principais benefícios da ginástica laboral
Evitar o sedentarismo e dedicar alguns minutos para realizar exercícios pode não apenas melhorar a qualidade de vida dos praticantes, como aumentar sua produtividade. Luciana ressalta a importância de ter funcionários saudáveis e vê a ginástica laboral como uma responsável direta pelos seguintes benefícios:
- Aumento da disposição e da produtividade no trabalho, além de minimizar os riscos de afastamentos médicos;
- Melhora no humor dos praticantes;
- Potencializa os ganhos de consciência corporal, melhora da postura, flexibilidade, equilíbrio, coordenação motora, respiração e resistência;
- Contribui para a prevenção de doenças como tendinites, bursites, síndrome do túnel do carpo, hérnia de disco e outros distúrbios osteomusculares relacionados ao trabalho, também conhecidos como DORTs.
Como fazer ginástica laboral em casa
Luciana também reforça a ideia de que cada indivíduo tem suas particularidades e que as práticas devem ser realizados de forma personalizada. "Embora exista uma infinidade de exercícios diferentes na ginástica laboral, os mais comuns são aqueles direcionados para as regiões com mais queixas de dor", explica. Segundo a educadora física, os principais exercícios são:
Cervical
Movimentar a cabeça para as laterais, para frente e para trás.
Punhos
Com a mão fechada realizar movimentos circulares, tracionar a mão aberta na direção do corpo, com dedos para cima e depois para baixo.
Pernas
Manter as pernas unidas e estendidas, em seguida levar as mãos em direção aos pés.
Tronco
Movimentar o tronco para a laterais.
Importante: é necessário manter cada uma das posições por alguns segundos.
A importância de realizar alongamentos diariamente
Aliados aos exercícios descritos acima, realizar alongamentos ajudam a potencializar os efeitos positivos da ginástica laboral. "No home office muitas pessoas chegam a passar mais de 18 horas por dia em comportamento sedentário (sentado ou deitado), o que gera grandes prejuízos para a saúde a longo prazo. Desse modo, as pausas no trabalho e os alongamentos são importantíssimos para a manutenção da saúde", analisa Luciana.
Além de realizar as pausas diárias para a prática de alongamentos e ginástica, Luciana também indica maneiras simples de ter uma vida mais saudável. "Pequenas mudanças diárias refletirão em grandes benefícios, então sempre que possível use as escadas, alongue e fortaleça o corpo. Opte por se deslocar a pé, pratique atividade física regular e escolha atividades de lazer mais ativas", recomenda.