Cosméticos devem ser evitados na face antes e após depilação
Um dos procedimentos mais comuns do ritual de beleza feminino, a depilação facial exige uma atenção redobrada das mulheres. Isso porque se não for realizada com cuidado e da forma correta, pode provocar desde descamações até a famosa sensação de ardência na pele.
Por isso, antes de iniciar a retirada dos pelinhos, é fundamental evitar a aplicação de alguns cosméticos e fugir completamente dos tratamentos estéticos. De acordo com a depiladora técnica Aline César, da Unidade Savassi, da Depyl Action, o uso de ácidos, por exemplo, deve ser evitado, pelo menos, três dias antes da depilação, pois podem deixar a área sensível e provocar foliculite ou incômodas descamações. Além disso, vale a pena cortar a aplicação de hidratantes na região, pois esse tipo de creme tende a interferir na eficácia do processo depilatório.
“Outra dica importante diz respeito a procedimentos dermatológicos, como lasers, peelings e limpeza de pele. Eles não devem ser efetuados antes da retirada dos fios porque oferecem riscos de descamações e ardência na face”, aconselha a especialista.
Já as maquiagens e os filtros solares não possuem contraindicações e podem ser passados sem medo na derme antes da depilação, desde que haja - é claro - uma limpeza prévia e adequada da região, realizada com água corrente fria e sabonete neutro ou específico para cada tipo de pele. A higienização também deve ser finalizada com um tônico suave, que não contenha sabão e álcool em sua formulação.
E depois?
Após a depilação facial, é fundamental evitar o contato direto da pele com o sol para que ela não escureça e fique manchada, devido à sensibilidade da região. Deve-se evitar, inclusive, a realização de qualquer tipo de procedimento químico na primeira semana após a retirada dos fios. A maquiagem também deve ser evitada para não obstruir os poros. A dica é esperar o período mínimo de quatro horas para aplicar esse tipo de cosmético na face. Dessa forma, é possível garantir que a pele esteja calma o suficiente e com os poros devidamente fechados.
Já o uso do protetor solar é obrigatório, pois a cútis recém-depilada fica totalmente vulnerável à nociva ação de agentes externos, como os raios ultravioleta. “Toda mulher pode realizar a depilação facial, mas não pode se esquecer de tomar os devidos cuidados e sempre avisar a depiladora sobre qualquer produto ou procedimento realizado na pele”, finaliza Aline.