Cronograma capilar: para que serve?
Procedimento é baseado em um cronograma de três semanas que consiste na hidratação, reconstrução e nutrição dos fios
Cuidar dos cabelos é uma prática comum principalmente para as mulheres que são mais antenadas quando o assunto é beleza. Cada vez mais surgem novos produtos, tratamentos e dicas de como ajudar a deixar os fios bem hidratados e bonitos, né? E entre esses tratamentos está o cronograma capilar.
A princípio, esse procedimento é baseado em um cronograma de três semanas que consiste na hidratação, reconstrução e nutrição dos fios e segundo a hair stylist Marina Marques, do salão Fil Hair & Experience, serve para todos os tipos de cabelos e é importante que seja avaliado o couro cabeludo e os fios antes do procedimento.
"O cronograma capilar é voltado principalmente para cabelos com químicas e outras disfunções. Para montá-lo deve-se ter a avaliação de um profissional que indicará os tratamentos específicos para o seu tipo de cabelo e necessidade", explica Marques.
Caso os fios após a avaliação precisem desse tratamento, ele será iniciado. De acordo com a hair stylist, a avaliação das madeixas deve ocorrer a cada 6 meses. Além disso, ela deve ter um espaço de no máximo um ano. Assim, você consegue fazer a manutenção capilar em casa com os produtos ideais.
O passo a passo do cronograma capilar de hidratação, nutrição e reconstrução será definido de acordo com a necessidade que atenderá a saúde do fio no momento. Não existe uma regra e cada cabelo tem a sua particularidade.
"Caso perceba os fios fracos,secos, sem brilho, quebradiços, entre outras fragilidades, procure um profissional. Isso indica que provavelmente o seu cabelo precisará de um cronograma capilar", afirma Marques.
A especialista ressalta ainda, que é de extrema importância conversar com o seu cabeleireiro de confiança para que ele saiba o que está acontecendo com os seus cabelos. Assim, o profissional consegue instruí-la ao melhor tratamento.