Script = https://s1.trrsf.com/update-1730403943/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

CrossFit para crianças e adolescentes: riscos, benefícios e como fazer

Esse público precisa de um acompanhamento para que não comprometa a sua saúde

16 jun 2023 - 17h01
(atualizado às 23h39)
Compartilhar
Exibir comentários

Resumidamente, CrossFit é o exercício físico de alta intensidade. São várias pessoas musculosas, que trabalham por um tempo com várias cargas e diversas atividades exaustivas. Essa visão estereotipada acarreta em dúvidas principalmente para quem desconhece os detalhes dessa modalidade, por exemplo: CrossFit para crianças e adolescentes?

CrossFit para crianças e adolescentes!

"CrossFit é uma modalidade que engloba diversas capacidades motoras, como força, resistência, agilidade e entre outros. Atualmente, as evidências científicas trazem fatos de que o treinamento de força não atrapalha o crescimento ósseo e nem maturacional de crianças e adolescentes. Além disso, eles não possuem aporte hormonal que possa acarretar mudanças bruscas estruturais ou musculares. Portanto, não há contraindicações para a prática da modalidade", diz com exclusividade para o Sport Life a especialista em treinamento de força pela UFSCar (Universidade Federal de São Carlos) Enya Tiemi.

Dessa maneira, existe a possibilidade da prática de definição do corpo por meio do CrossFit para crianças e adolescentes desde que se leva em conta a supervisão profissional adequada junto com os cuidados na hora da alimentação e descanso.

"Não há indicações de mudança na prática dos treinos por gênero. Porém, é necessário considerar a percepção de esforço, que pode ser diferente entre meninos e meninas, que podem sofrer mudanças físicas e emocionais em questão de puberdade ou ciclo menstrual", completa Enya.

As demais recomendações do CrossFit para garotada

A melhora e manutenção em parâmetros de saúde, o aprimoramento da coordenação motora, do condicionamento físico geral e até da socialização são as principais vantagens do CrossFit para "molecada". A outra recomendação da especialista é sobre a proposta de treinamento.

"É necessário que haja uma avaliação criteriosa do indivíduo, considerando as suas limitações, puberdade e maturação, seu histórico com exercícios e aspectos emocionais. Após avaliação, o treinamento e sua progressão devem ser minuciosos. Os movimentos devem ser bem aprendidos antes de utilizar cargas ou chegarem próximos à fadiga", detalha Tiemi.

Embora exista um tempo de treino sugerido, é inviável estabelecer quantas vezes na semana uma criança ou adolescente possa praticar CrossFit. Um profissional de educação física precisa tomar como parâmetro a condição física de um sujeito.

"Os treinos podem seguir a duração comum de um WOD (Treino realizado) entre 30 minutos e 45 minutos. A frequência e duração devem levar em consideração a situação do indivíduo, iniciando com tempo e frequência menores, ir progredindo aos poucos, sempre avaliando a melhora do indivíduo e possíveis regressões", finaliza Enya Tiemi.

Dado

O site oficial da CrossFit LLC registrou 646 boxes afiliados no Brasil no ano de 2019, quantidade que foi simplesmente reduzida para 580 centros cadastrados em 2022. Também há o acréscimo de que existem 3 mil boxes registrados na América do Sul.

CrossFit serve para crianças e adolescentes? - Shutterstock
CrossFit serve para crianças e adolescentes? - Shutterstock
Foto: Sport Life
Sport Life
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade