Script = https://s1.trrsf.com/update-1736170509/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Da energia ao bem-estar: conheça mais sobre o Reiki

Técnica se vale da imposição de mãos e visa o equilíbrio de energias, além do cuidado físico e mental

18 nov 2022 - 05h00
Compartilhar
Exibir comentários

Diariamente, pessoas buscam, ou ao menos ponderam, formas de lidar melhor com eventos de estresse ou ansiedade para, assim, cuidarem mais do próprio bem-estar. A partir dessa jornada de autoconhecimento, iniciada também pela sede de mudança ou determinação em abraçar algo novo, suas vidas são impactadas e não é raro nos depararmos com novos meditadores, leitores, cinéfilos ou praticantes dos mais variados esportes. 

Imposição de mãos é característica na terapia Reiki
Imposição de mãos é característica na terapia Reiki
Foto: Pixel-Shot / Adobe Stock

Entre as várias técnicas conhecidas, mas que ganharam destaque em tempos recentes, como aromaterapia, meditação e yoga, reflexo do cenário global de saúde e o desejo desses em criar uma rotina de autocuidado, Reiki é uma prática integrativa bastante pesquisada, porém também um mistério para alguns. A especialista Eduarda Paiva explica um pouco mais sobre a técnica. 

“Reiki é um método no qual se trabalha através da imposição de mãos sobre alguma área do corpo que esteja comprometida com níveis altos de estresse. Esse método não irá substituir a medicina tradicional, porém se adapta a qualquer cultura”, afirma. 

O Reiki, presente na lista de práticas integrativas complementares no SUS desde 2017, tem como objetivo nivelar o acúmulo de toxinas no corpo e se baseia no conceito de equilíbrio energético para promover bem-estar físico e mental, e aborda cinco princípios, os Gokai. 

“Adotados pelo Mestre Usui (o monge Mikao Usui), acredita-se que essas diretrizes nos levam a obter uma vida realizada”, explica a especialista que ainda detalha cada princípio: 

  • Ikaruna: evite a zanga   
  • Shinpai suna: evite a preocupação  
  • Kansha shite: seja grato   
  • Gyo-o hage me: trabalhe com afinco (sobre si mesmo)  
  • Hito ni shinshetsu ni: seja bondoso  

Ainda segundo Eduarda Paiva, “esses princípios são recitados em voz alta durante o dia a dia (cotidiano) e, principalmente, ao momento de aplicar a técnica”. Sobre os benefícios, Eduarda comenta que praticantes podem experimentar bem-estar, leveza e paz como resultado das sessões, e finaliza: 

”Enquanto profissionais, nos surpreendemos ao receber tantos depoimentos de pacientes que ficam surpresos com as experiências que acessam durante ou depois de alguma sessão. Tudo muda o tempo todo, nós estamos em constante mudança". 

Entrevistada: @dudispaiva no Instagram. 

Dê uma pausa na sua rotina com o Atma. 

O seu app de meditação. Clique aqui e conheça. 

ATMA Seu app de meditação
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade