Desça do salto e olhe-se nua: veja 13 dicas para viver mais
Site lista sugestões de livro que ajudam a diminuir doenças e prolongar a vida
Quer ter uma vida longa e saudável? Livre-se do salto alto, beba café E olhe-se nua no espelho. Esses são alguns segredos para a longevidade, de acordo com o livro A Short Guide To A Long Life (em tradução livre, Um Breve Guia para uma Vida Longa), do médico especialista em câncer David Agus. Confira a seguir 13 dicas da obra listadas pelo jornal Daily Mail.
Olhe-se nua
Tire a roupa e fique em frente ao espelho. Analise o seu corpo e note se há algo diferente, como uma pinta nova de aspecto estranho, que pode ser sinal de câncer de pele. Vale procurar um médico para tirar dúvidas.
Abandone o salto alto
Sapatos desconfortáveis causam inflamação desnecessária em seus pés, que pode ter um impacto sobre todo o corpo. Não há maneira mais fácil, segundo o livro, de reduzir a inflamação global do que simplesmente usar sapatos confortáveis. A inflamação é associada a algumas das doenças degenerativas mais preocupantes, incluindo as cardíacas, Alzheimer, câncer, patologias autoimunes, diabetes e envelhecimento acelerado.
Beba café
Pesquisas têm mostrado que ingerir café ou chá com moderação pode conferir benefícios à saúde. Embora alguns cientistas estão tentado ligar o consumo de cafeína à doenças, estudo após estudo têm provado o contrário.
Coma no mesmo horário
Uma das melhores maneiras de reduzir o estresse do corpo é manter uma rotina regular o ano todo. Se o corpo for privado de seu almoço esperado ao meio-dia, além de sentir fome, irá experimentar um aumento no cortisol, o hormônio do estresse, que diz a ele para segurar a gordura e conservar energia. Assim, ele sabota seus esforços para perder ou manter o peso ideal.
Tome vacina contra a gripe
Apenas uma a duas semanas de uma tempestade inflamatória, que é o que vai acontecer se contrair gripe, pode aumentar o risco para a obesidade, infarto, acidente vascular cerebral e câncer. Aposte na vacina contra gripe.
Levante-se
Existe uma grande ligação entre permanecer muito tempo sentado e maior incidência de obesidade, diabetes, doenças cardiovasculares e morte precoce. Apenas uma ou duas horas de academia por dia não são suficientes, se permanecer o resto do tempo sentado ou deitado. Tente levantar-se ao longo do dia e caminhar.
Mantenha a postura
Além de problemas no pescoço e nas costas, má postura também pode causar dores de cabeça, artrite, má circulação, dores musculares, dificuldade em respirar, indigestão, prisão de ventre, rigidez articular, fadiga, problemas neurológicos e má função física em geral. Todos os caminhos para a postura perfeita começam com um núcleo resistente. Tente exercícios projetados para isso, como pilates.
Tome aspirina diariamente
Muitos estudos têm confirmado que o uso de aspirina não só reduz substancialmente o risco de doença cardiovascular, mas pode até mesmo afastar várias doenças por meio de seus poderes anti-inflamatórios. Uma dose baixa de aspirina por dia (75 mg) foi ainda ligada à redução de 46% em desenvolver tumores malignos comuns no pulmão, cólon e próstata. Mas discuta a possibilidade com um médico primeiro, pois há efeitos colaterais, como hemorragia estomacal.
Aposte em frutas e legumes congelados
No momento em que a maior parte dos alimentos chega aos supermercados, os itens não contêm a mesma quantidade de nutrientes de quando foram colhidos. Se não puder comprar produtos realmente frescos, opte por frutas e legumes congelados. Eles foram armazenados ainda no pico de nutrientes.
Evite vitaminas
Muitos estudos sobre grupos de mais de 1 mil pessoas nas últimas décadas têm demonstrado que tomar suplementos vitamínicos está correlacionado com um aumento do risco de doenças graves, como câncer, e ainda produz pouco benefício para a saúde.
O corpo gosta de criar radicais livres que atacam as células más, incluindo as cancerosas. Se você bloquear isso tomando grandes quantidades de vitaminas, especialmente aquelas tidas como antioxidantes, acaba bloqueando a capacidade natural do corpo se controlar.
Tenha filhos
Se você tem filhos, será mais propenso a viver mais tempo do que seus colegas sem filhos. Isso porque criar alguém obriga a permanecer ativo.
Beba vinho
Consumo moderado de vinho tinto pode reduzir risco de doença cardíaca. Mas o excesso é prejudicial, ok?
Sorria
Sorrir impulsiona o humor. desencadeia a liberação de analgésicos, endorfinas e serotoninas, que reduzem os níveis de estresse prejudiciais.