Desodorante caseiro funciona? Confira 3 receitas
O desodorante caseiro é feito com óleos essenciais que têm ação bactericida. Aprenda receitas naturais.
Soluções alternativas, receitas de família, produtos cosméticos comprados em farmácias e supermercados. Utiliza-se de tudo para eliminar um inimigo comum a homens e mulheres: o odor desagradável causado pela transpiração nas axilas. Mas será que desodorante caseiro funciona?
A região, por ser quente e úmida, é propensa a bactérias. Em muitos casos, o mau cheiro é resultado da , uma alteração do organismo em que a pessoa sua em excesso e de forma imprevisível. Pata lidar com o problema, há pessoas que esfregam limão no local. Outras passam pó de pedra-ume, leite de magnésia ou mesmo bicarbonato de sódio.
Claro, a maioria utiliza desodorantes industrializados. O problema é que a muitas marcas, principalmente de antitranspirantes, utilizam em sua composição elementos sintéticos como o cloridrato de alumínio. Ele obstrui os poros, prejudica a passagem do suor e interrompe o processo natural de regulação da temperatura no local, o que pode causar problemas.
Saúde e economia
Para evitar esse risco, há quem prefira o desodorante caseiro, que, além de econômico, é considerado mais saudável por ser feito com produtos naturais. A sua eficiência depende da composição e, evidentemente, é necessário que o produto tenha ingredientes que combatam as bactérias das axilas.
Os óleos essenciais desempenham essa função. A maioria inclui os antissépticos com ação bactericida, como o , o alecrim, o eucalipto e o limão siciliano. O óleo de cipreste é indicado a quem sofre com excesso de suor, pois diminui o volume da transpiração devido à ação vasoconstritora.
É preciso lembrar que o desodorante caseiro, por ser composto de produtos naturais, tem menor duração e prazo de validade reduzido. Geralmente dura seis meses, se bem acondicionado. O produto deve ser armazenado em vidro esterilizado e mantido em local fresco, arejado, longe da luz e do calor.
Mesmo naturais, os óleos essenciais também podem causar reações em que tem algum tipo de sensibilidade na axila. O ideal é que o desodorante seja aplicado de duas a três vezes por dia, dependendo da temperatura ambiente e da pele da pessoa.
A combinação incorreta de componentes ou a alteração na quantidade também contribui para o surgimento de uma reação alérgica. A receita básica leva bicarbonato de sódio, óleo essencial e manteiga vegetal. Veja a seguir como fazer o seu próprio desodorante caseiro.
Receitas de desodorante caseiro
1. Desodorante em pasta
Ingredientes:
- 3 colheres de sopa de óleo de jojoba
- 3 colheres de sopa de cera de abelha derretida
- 3 colheres de sopa de bicarbonato de sódio
- 2 colheres de sopa de amido de milho
- 2 colheres de sopa de óleo de coco
- 3 cápsulas de vitamina E
- 5 gotas de cada óleo essencial.
Modo de Preparo:
Derreta a cera em banho-maria. Adicione o , o bicarbonato de sódio, o óleo de coco e o amido de milho e mexa até adquirir uma consistência homogênea. Retire do fogo, acrescente o óleo essencial e a vitamina E. Misture bem.
2. Desodorante líquido
Ingredientes:
- 100 ml de água de hamamélis
- 90ml de água destilada
- 10ml de vinagre de cidra
- 75 gotas de óleos essenciais.
Modo de Preparo:
Basta misturar os ingredientes, deixando os óleos essenciais por último.
3. Desodorante em pó
Ingredientes:
- 30g de amido de milho
- 10g de bicarbonato de sódio
- 30 gotas de óleos essenciais.
Modo de Preparo:
Misture os ingredientes em pó e acrescente por último os óleos essenciais.
Lembre-se: se você estiver na dúvida, consulte um dermatologista para se certificar que a solução caseira é segura para a sua pele.