Dia do hambúrguer: nutricionista ensina como deixar o lanche saudável
Aproveite o dia do hambúrguer para buscar alternativas mais saudáveis e se deliciar sem largar completamente a mão da dieta
Receita tradicionalmente alemã que se popularizou nos Estados Unidos, o hambúrguer se tornou mundialmente famoso e um símbolo da cultura "fast-food", que consiste em pratos rápidos e de alto teor calórico. Geralmente, acompanhado de batatas fritas, refrigerante e sorvete, ele pode ser um vilão das dietas, sendo dificilmente recomendado por nutricionistas.
No entanto, no dia 28 de maio é celebrado o dia do hambúrguer, homenageando o lanche que ocupa o topo da lista dos mais populares. Provando que é possível se deliciar de forma balanceada com escolhas estratégicas, o nutricionista Marco Quintarelli ensina como se deliciar com o lanche mais popular do mundo sem sair da dieta.
"O hambúrguer possui uma gama de fatores e variações que podem torná-lo mais ou menos saudável. São fatores que vão desde o 'blend', que consiste na mistura de proteínas que formam a massa do hambúrguer; os acompanhamentos como molho, ovo, queijo, bacon e salada; o tipo de pão; e até mesmo o processo de cocção, se é frito, assado ou grelhado", aponta.
Por outro lado, segundo ele, é possível aproveitar o dia do hambúrguer, adaptando a receita para que ela ofereça um resultado mais saudável. Dessa forma, o foco deve ser nos ingredientes de boa qualidade, com menor teor de gordura saturada e de carboidratos simples. Além disso, o acompanhamento de vegetais e verduras que forneçam fibras, compostos bioativos, minerais e vitaminas dão um saldo positivo às receitas.
Para os que desejam aproveitar o dia do hambúrguer com moderação, Quintarelli ensina. "Utilizar pães integrais é uma excelente opção, já que possuem mais fibras e garantem saciedade. Os molhos lights ou funcionais, como o de iogurte, também são fortes aliados de um hambúrguer balanceado, junto de salada de tomate, rúcula, agrião e legumes cozidos. Para a proteína, aposte em blends de carne magra como patinho e aveia, ou naqueles feitos de carne e frango preparados sem muitos excessos como queijo, por exemplo", recomenda.
"Para os vegetarianos, um hambúrguer de feijão ou de grão de bico são opções saborosas e funcionais", conclui o nutricionista.