Script = https://s1.trrsf.com/update-1744920311/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js

Dormir com cabelo molhado danifica fibra capilar; entenda

7 mar 2013 - 07h07
(atualizado às 10h01)
Compartilhar
Exibir comentários

O cabelo molhado pode até ser sexy e descolado, mas os especialistas são unânimes em afirmar que ir para cama com as madeixas ainda úmidas não é um bom negócio. Isso porque, logo após a lavagem os fios ficam frágeis e qualquer atrito pode danificar a fibra capilar, até mesmo o contato com o travesseiro.

Os especialistas não recomendam dormir com o cabelo molhado
Os especialistas não recomendam dormir com o cabelo molhado
Foto: Shutterstock

Dependendo do tipo - liso, cacheado ou crespo -, varia o tempo que demora para os fios secarem naturalmente. E ainda há que se levar em conta que os curtos e colados ao couro cabeludo secam mais rápido. “O simples fato de o couro cabeludo estar exposto facilita a secagem”, garante a terapeuta capilar Sheila Bellotti, especialista em tratamento de problemas no cabelo do Centro Capilar Sheila Bellotti, no Rio de Janeiro.

Cabelo mofa?

Mas e aquela história de que dormir com o cabelo molhado mofa, é verdade? A cabeleireira Sheila, explica que naturalmente os fios abrigam fungos e bactérias e, ao dormir com o cabelo molhado, esses mesmos seres se reproduzem com o calor, fazendo como que a cabeça se torne uma incubadora.

A ação repetitiva de dormir com os fios molhados pode elevar a proliferação de fungos e bactérias, mas o mofo comum em alimentos não ocorre no cabelo, afirma a terapeuta.

Quebra dos fios e oleosidade

Se a pessoa tem caspa ou ceborreia, por exemplo, o resíduo de água, somado à bactéria e ao calor, aumenta a incidência do problema. “A fibra é sensível e, molhada, ela fica ainda mais sensível. Com isso, qualquer atrito acaba quebrando o fio”, detalha Sheila.

Esse comportamento também pode levar ao aumento de oleosidade e, em casos mais extremos, até a queda acentuada dos fios. Como o cuidado com o cabelo deve ser diário, vale a pena ficar atento.

Seque sempre

O ideal é não dormir com os cabelos molhados. Se você não tiver tempo de deixar os cabelos secarem naturalmente até a hora de ir para cama, uma saída para quem tem cabelos longos e prefere lavar à noite é usar o secador. Opte pela temperatura morna ou fria e não aproxime muito o equipamento dos fios. Outra dica preciosa é não escovar durante a secagem, porque esse movimento repetitivo pode causar a queda. Feito isso, você pode dormir tranquila.

Fonte: Canarinho Press
Fonte: Terra
Compartilhar
Receba previsões diárias e fique por dentro do mundo astrológico através do nosso WhatsApp
Inscreva-se
Seu Terra