Dormir maquiada acelera o envelhecimento da pele
A falta de tempo e a vontade de poder descansar logo após um intenso dia de trabalho colaboram em cheio para que grande parte das mulheres se renda ao sono e vá para a cama com o rosto todo maquiado, comprometendo a saúde do tecido cutâneo e facilitando o seu envelhecimento.
Isso porque a presença prolongada da maquiagem na face, sobretudo durante a noite, tende a expandir e entupir os poros, prejudicando o processo automático de renovação celular, realizado pela derme no período noturno, assim como o equilíbrio hídrico da pele, que tem dificuldades para absorver os ativos presentes em cremes hidratantes. Como consequência, a elasticidade e flexibilidade da região vão sendo afetadas ao longo dos anos, abrindo caminho para os temíveis sinais da idade.
“Além disso, o hábito inadequado de dormir de maquiagem pode desenvolver quadros de acne devido ao entupimento dos poros que inflamam e acabam dando origem às chamadas espinhas”, ressalta Jardis Volpe, dermatologista da Clínica Volpe, de São Paulo.
Por essas razões, a remoção da make deve ser feita religiosamente pelas mulheres e com produtos adequados, pois apenas o uso do sabonete não combate todas as impurezas. Dessa forma, é fundamental seguir à risca o ritual específico de limpeza da pele.
Facilmente realizado em casa, o processo começa com o uso do tradicional demaquilante, seguido pela lavagem do rosto com sabonete líquido específico para cada tipo de derme. Logo depois disso, o tônico facial com fórmula adstringente é utilizado para limpar de forma mais profunda os poros e resíduos de sujeira.
Na rotina de beleza feminina, uma boa alternativa é investir, também, na chamada água micelar. Multifuncional, ela higieniza completamente a pele, sem ressecá-la ou causar qualquer tipo de irritação. “Essa solução líquida funciona muito bem como demaquilante, quando a maquiagem não é à prova d'água, além de possuir a mesma função do tônico, pois limpa profundamente e conta com vitaminas essenciais para a área tratada” afirma o especialista.