Dos icônicos aos marcantes: relembre os 20 perfumes mais famosos
Todo mundo, mesmo quem não gosta de perfumes, tem na memória alguma fragrância. Ou várias. Perfumes, assim como roupas, marcam épocas e refletem padrões de comportamento e mudanças culturais. Um exemplo são as fragrâncias fortes que foram sucesso na década de 1980, quando a mulher conquistava mais espaço na sociedade e no mercado de trabalho. "Passaram a competir de igual para igual, foi literalmente para marcar território", diz a especialista em perfumes Renata Ashcar.
Outras fragrâncias foram importantes também para a evolução da indústria, incorporando ingredientes novos ou abrindo mercados. O primeiro caso encaixa-se na história do icônico Chanel n°5, que usou ingredientes sintéticos pela primeira vez na perfumaria, ao lado da centenária colônia 4711. E, entre as novidades, é marcante a história da colônia Rastro, o primeiro perfume de luxo do Brasil, sucesso na década de 1970.
A pedido do Terra, a especialista ajudou a elaborar uma lista dos perfumes mais importantes de todos os tempos, alguns, com mais de 30 anos de mercado, outros com quase ou mais de um século. Confira a seleção.