Script = https://s1.trrsf.com/update-1734630909/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

É fã da chapinha? Contamos 5 mitos e verdades sobre o uso de fontes de calor no cabelo

17 ago 2024 - 12h28
Compartilhar
Exibir comentários

Seja no salão de beleza ou em casa, o secador, a chapinha e os modeladores são grandes aliados das mulheres na finalização do cabelo. Esses equipamentos facilitam muito os cuidados com os fios, mas será que o uso constante causa algum dano às madeixas? Naturais ou com tratamento químico, lisos ou ondulados, longos ou curtos, os cabelos exigem dedicação e bons produtos para manter uma aparência impecável. A famosa prancha, em particular, é utilizada para produções no trabalho, faculdade e até em saídas casuais — prova disso é que muitas mulheres não sabem viver sem ela. Apesar da praticidade desse tipo de equipamento, ainda existem muitos mitos sobre como usá-los da melhor forma.

É fã da chapinha? Contamos 5 mitos e verdades sobre o uso de fontes de calor no cabelo
É fã da chapinha? Contamos 5 mitos e verdades sobre o uso de fontes de calor no cabelo
Foto: Shutterstock / todateen

Por isso, Matheus Laz, educador técnico da Prohall Professional, nos contou o que é verdade (e o que não é) sobre essas fontes de calores que a gente tanta ama usar. Vamos lá!

Chapinha e modeladores em excesso causam danos aos fios

Verdade! O uso excessivo de ferramentas térmicas realmente causa estragos nos fios em médio ou longo prazo, dependendo da frequência de uso. O calor intenso gerado pode levar ao superaquecimento dos fios, resultando em quebra, ressecamento e perda de brilho. Além disso, a utilização constante sem a aplicação de protetores térmicos adequados pode comprometer a estrutura da cutícula capilar, tornando-a mais suscetível a outros problemas, como pontas duplas e frizz.

É necessário usar o protetor térmico toda vez que se usa fontes de calor

Verdade! O protetor térmico preserva a saúde da fibra capilar, pois cria uma barreira protetora no cabelo, evitando a quebra dos fios e a exposição das cutículas. Fundamental para evitar os danos causados pelas ferramentas térmicas como pranchas, secadores e modeladores, ele também ajuda a manter o penteado e proporciona hidratação por mais tempo.

Produtos termoativados são iguais aos protetores térmicos

Mito! Os produtos termoativados e os protetores térmicos são diferentes e têm funções distintas. Os primeiros têm como objetivo proteger os fios das altas temperaturas, criando uma barreira que minimiza os prejuízos causados pelo aquecimento. Já os cosméticos térmicos entram em ação somente sob a influência do calor.

Os fios precisam estar secos para fazer prancha ou usar modelador

Verdade! É essencial pré-secar o cabelo antes de iniciar o alisamento ou fazer ondas. Aplicar calor intenso diretamente sobre os fios úmidos pode causar danos significativos, como queimaduras nas mechas, que resultam em quebra, ressecamento e até mesmo na formação de bolhas na cutícula do fio. Quando o fio está molhado, é mais frágil e suscetível a danos, tornando-se ainda mais vulnerável. Para garantir a saúde dos fios e obter melhores resultados, é recomendável secar completamente com uma toalha e, se necessário, usar um secador em temperatura moderada.

Quem tem cabelo muito fino não pode fazer uso de chapinha

Mito! Qualquer tipo de cabelo pode usar esse equipamento, inclusive os mais finos. No entanto, para proteger esses fios delicados, é recomendado utilizar sempre em uma temperatura mais baixa, por volta de 150°C. O mesmo vale para quem usa tintura, já que o uso de temperaturas mais baixas ajuda a evitar o desbotamento precoce dos fios.

todateen
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade