Em SP, encontro de tatuagem realiza testes gratuitos de HIV
O 4º Encontro Internacional de Tatuadores e Body Piercings do Brasil acontece entre 18 e 21 de julho, no Expo Center Norte
A Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo espera realizar uma média de 2.400 exames de HIV, sífilis e hepatites B e C durante o 4º Encontro Internacional de Tatuadores e Body Piercings do Brasil. Os testes são gratuitos, indolores, realizados com privacidade, sigilo e os resultados ficam prontos cerca de uma hora após a coleta do sangue.
Cerca de 50 profissionais, entre enfermeiros, biologistas, psicólogos, assistentes sociais e técnicos do Centro de Referência e Treinamento em DST/Aids atenderão o público durante o evento. O Encontro acontece do dia 18 ao dia 21 de julho no pavilhão Amarelo do Expo Center Norte, em São Paulo.
No local serão entregues ainda 21 mil preservativos masculinos, 4 mil femininos e 4 mil sachês de gel lubrificante.
HIV e sífilis, além de serem doenças sexualmente transmissíveis, também podem ser contraídas por meio de agulhas. “O HIV, sífilis e hepatites podem ser transmitidos por meio de equipamentos mal esterilizados, usados para fazer tatuagens e colocação de piercings", explica Maria Clara Gianna, coordenadora do Programa Estadual DST/AIDS-SP.