Script = https://s1.trrsf.com/update-1731945833/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Emagrecimento: erros que atrapalham os resultados e como evitá-los

Se você treina bem, mantém a dieta e, mesmo assim, não consegue mais evoluir, entenda como resolver esse problema

6 out 2022 - 13h07
Compartilhar
Exibir comentários
Como manter o emagrecimento saudável
Como manter o emagrecimento saudável
Foto: Shutterstock / Sport Life

Realmente, é comum encontrar quem acredita que segue corretamente um plano de emagrecimento e, mesmo assim, não consegue resultados. Por isso, o processo precisa ser acompanhado. O que acontece, na verdade, é que o estímulo não está na medida necessária para ocasionar um desequilíbrio e o corpo continuar emagrecendo.

O que pode atrapalhar o processo de emagrecimento

Incluir muitas "exceções" na alimentação, falta de organização com o que precisa estar disponível para manter a dieta, falta de treinos ou intensidade inadequada. Se você se exercita regularmente, mude os treinos a cada quatro semanas. O treino precisa evoluir e gerar um novo estímulo.

Ter um controle ajuda a visualizar os erros. Programe a semana, deixe tudo pré-estabelecido, faça as compras da dieta, agende seus treinos. Em seguida, faça um diário alimentar, preencha uma planilha dos dias que realiza atividade física, semana a semana. Quanto mais cedo realinhar os pilares, mais rápido conseguirá ver os resultados.

Estresse

Um fator determinante para estagnar o emagrecimento é o estresse. Afinal, ele aumenta o seu cortisol, que é o grande vilão da história. Essa substância faz com que o corpo libere adrenalina e insulina, como uma resposta metabólica primitiva de defesa e proteção, que nos fornece mais energia para os músculos, caso seja necessário correr ou lutar.

O alto nível de cortisol no organismo faz com que o nosso sistema nervoso central entenda que o corpo precise de mais energia (mesmo quando não precisamos). E é claro que, quando a irritação e a ansiedade tomam conta, a tendência é perder o controle da alimentação e procrastinar o treino.

Sono ruim

Noites mal dormidas refletem no seu emagrecimento. E isso é justificado pelo hormônio da saciedade: a leptina. Com ele em baixa produção, automaticamente aumentamos o consumo de calorias, para além do necessário. Enquanto o da fome (grelina) fica em alta. Ou seja, quando isso ocorrer, redobre a atenção nos alimentos consumidos

Faça a higiene do sono e estabeleça horário para dormir. O processo de emagrecimento acontece no descanso. Sem falar que dormir bem ajuda no bom funcionamento de todo o corpo. Afinal, durante o sono acontecem várias secreções de hormônios que, se estiverem devidamente equilibrados, podem influenciar no processo.

Sport Life
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade