Escurecimento de axila e joelho pode ser suavizado em casa
Consideradas regiões mais suscetíveis ao aparecimento de indesejáveis manchas escuras, joelhos, axilas e virilha têm a tonalidade alterada devido ao atrito que sofrem diariamente, uma ação que induz ao aumento da produção de melanina como forma de proteger a pele de possíveis agressões. A boa notícia para auxiliar no clareamento dessas três áreas é a prática incorporação de truques simples à rotina de beleza.
Antes de tudo, é preciso tomar nota da primeira e principal dica para quem deseja afastar o problema: abandonar de vez os hábitos que contribuem significativamente para a hiperpigmentação. Isso porque ao diminuir a agressão, a tendência é haver uma uniformização natural da pele.
“Depilação com cera quente ou lâmina, uso de cremes clareadores inadequados, de desodorantes que causam alergia ou qualquer outro produto que irrite a pele podem causar ou até mesmo piorar o problema cutâneo”, afirma Luciana Hitomi, dermatologista da Clínica The Skin Barra, do Rio de Janeiro.
Abandonados os velhos hábitos, é preciso investir sem medo em uma boa hidratação, diariamente. Sobre as manchas, prefira passar soluções à base de ureia ou óleo de semente de uva, pois elas têm alta capacidade de recuperar a pele danificada. No dia a dia, devem ser aplicadas no corpo à noite, logo após o banho e, se necessário, reaplicadas pela manhã.
Já os cremes clareadores precisam apresentar fórmulas suaves associadas a agentes calmantes e sempre serem específicos para cada área a ser tratada. “Nunca se deve usar composições com álcool, pois o aumento da irritação local provoca efeito rebote e pode piorar ainda mais a mancha, principalmente nas axilas e virilha”, observa a especialista.
Peles negras
Peles negra e morena são mais suscetíveis a manchas, devido à maior produção de melanina, o pigmento responsável por dar cor à cútis. Sendo assim, é importante que pessoas com esse fototipo tenham ainda mais atenção nos cuidados de beleza para que não haja desordem na tonalidade natural, principalmente no processo depilatório, o que mais irrita a pele. Assim, nessa etapa recomenda-se o uso de cera à base de algas na virilha e nas axilas, e cera roll-on nas pernas. Logo depois da remoção dos pelos, lembre-se de hidratar profundamente para recuperar a área agredida.