Script = https://s1.trrsf.com/update-1729514441/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js

Especialista dá dicas de como evitar calosidades nos pés

25 dez 2013 - 07h03
Compartilhar
Exibir comentários

Por não estarem ao alcance da nossa visão, os pés costumam sofrer com a falta de tempo e, assim, adquirem, muitas vezes, as tão indesejáveis calosidades. A boa notícia, porém, é que os cuidados para exibir pés lindos são simples de incluir em sua rotina de beleza.

O uso de calçados, principalmente os esportivos - para quem pratica muita atividade física - deve não só ser adequado para o tipo de exercício como também respeitar o formato anatômico dos pés, que pode variar de pessoa para pessoa.  

Além disso, é recomendável optar por uma numeração maior do que a usual, já que, durante a prática esportiva, os pés podem sofrer inchaço, provocando desconforto. "Uma boa dica para evitar o atrito dos pés com o calçado durante a atividade física - uma das principais causas da formação de calosidades - é aplicar substâncias lubrificantes para a pele, como a vaselina líquida", ensina Jomar Souza, médico especialista em Medicina do Exercício e do Esporte.

Dos sapatos esportivos para o salto alto, outro vilão e grande responsável pela formação de calosidades, não há segredo, senão o uso do acessório com parcimônia.  "Existem duas maneiras das calosidades se formarem, a primeira é pela fricção da pele com o calçado, e a segunda, pela alta carga de peso sobre os pés, por isso, é importante evitar o uso diário de salto alto e de sapatos de bico fino, deixando-os apenas para ocasiões indispensáveis", orienta. 

Já tenho calos, e agora?

Com aval de um especialista, algumas medidas são consideradas de praxe para contornar os transtornos causados pelo problema, elas variam desde a utilização de substâncias lubrificantes, a correção de alterações da pisada, até uma intervenção cirúrgica, quando necessário.

“Para tratar as calosidades, normalmente são aplicados produtos à base de ácido acético, mas alguns dermatologistas podem optar pela aplicação de nitrogênio local. Já pacientes com joanete, por exemplo, podem melhorar com uma cirurgia para corrigir o calo que se forma na parte externa do dedão do pé", afirma. 

Vale lembrar que quando não tratadas de maneira correta, as calosidades podem desencadear diversos problemas com o passar do tempo, como a impossibilidade de usar calçados, devido à dor provocada pelos calos, até o maior deles, relacionado ao risco de infecções nos pés, principalmente em pacientes diabéticos que devem verificá-los diariamente e consultar um especialista ao menor sinal de ferimento.  

Fonte: Agência Hélice
Fonte: Terra
Compartilhar
Seu Terra