Script = https://s1.trrsf.com/update-1737639310/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Estudo comprova eficácia do pilates contra dor lombar; confira 4 exercícios

Pesquisa foi realizada com 36 participantes durante 12 sessões de exercícios

29 mai 2023 - 14h19
Compartilhar
Exibir comentários
Pilates
Pilates
Foto: Imagem Unplash

Pilates pode ser eficiente no tratamento da dor, sintomas depressivos e de ansiedade ligados à dor lombar crônica. É o diz um estudo realizado recentemente pelo Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP (FMUSP). 

Durante as 12 sessões feitas com 36 participantes, os pesquisadores chegaram à conclusão de que a dor lombar está ligada à presença de músculos fracos, sem resistência e encurtados. Como os exercícios de pilates trabalham o fortalecimento e a estabilização de músculos profundos, eles acabam sendo essenciais na hora de proteger a coluna, disse Sandra Amaral, fisioterapeuta e autora da pesquisa, ao Jornal da USP. 

80% da população mundial sofrerá com dor nas costas

A pesquisa mostrou resultados positivos mesmo sem o uso de outros recursos terapêuticos, como a diatermia. Durante muitos anos na literatura médica, a diatermia, também conhecida como calor profundo, era a principal indicação de tratamento para ajudar na redução deste tipo de dor crônica.

Essa descoberta pode ajudar muitas pessoas ao redor do mundo. De acordo com um levantamento realizado pela Organização Mundial da Saúde em 2021, as dores nas costas atingem ou vão atingir 80% da população mundial. Além disso, a dor na lombar é a segunda principal causa de dores nas pessoas, ficando atrás apenas da dor de cabeça. 

Rotina extensa de trabalho, ficar o dia todo em frente ao computador, sentar de forma errada para ver televisão, mexer por muitas horas no celular estão entre as principais causas da dor lombar. Mas a falta diária de exercícios e ficar na mesma posição durante muitas horas, pode afetar além da parte física.

O estudo da USP mostrou que quando a pessoa com dor não consegue resolver o problema em um grande intervalo de tempo, pode se estressar mais e diminuir a qualidade de vida. Em casos mais graves, pode se tornar ansioso e a depressivo.

4 movimentos de pilates eficazes

Expandindo: sente-se no chão ou em uma cadeira, entrelace os dedos atrás da nuca deixando os cotovelos abertos e inspire abrindo o peito e olhando para cima. Na expiração, feche os cotovelos no sentido do seu peito e olhe para o chão.  Faça 10 repetições.

Alongamento: sente-se com o tronco reto, as pernas esticadas à frente e mantenha os braços retos elevados na altura dos ombros. Inspire e leve os braços em direção aos pés arredondando sua coluna. Expire, voltando à posição inicial da coluna. Repita o exercício de 6 a 8 vezes.

Ponte: deite de barriga para cima com os pés alinhados ao quadril. Inspire, eleve o quadril do chão e mantenha a posição por 10 segundos. Expire e volte à posição inicial. Faça de 10 a 12 repetições.

Swam: de barriga para baixo, apoie a testa nas mãos. Inspire recolhendo o abdômen do chão e leve as mãos até o quadril. Mantenha a posição por 10 segundos. Expire voltando à posição inicial. Para resultados positivos, faça de 6 a 12 repetições. 

Fonte: Redação Terra Você
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade