Exercícios aeróbicos: 2 erros comuns que você precisa parar de fazer
São dicas eficientes para evitar danos ao corpo
Os exercícios aeróbicos são conhecidos pela mescla de trabalhos de alta e baixa intensidade. O exemplo "clássico" é o exercício de repetição dos músculos dos braços, pernas e quadris. Ainda assim, há pessoas que não agem corretamente para eficiência desse treinamento. Veja na sequência os três erros comuns nos aeróbicos.
Os dois erros comuns
Atrapalhar o ganho de massa muscular
"Aeróbico não tira a sinalização da hipertrofia e pode melhorar o processo. Por que? Melhorando o seu sistema cardiorrespiratório você consegue render mais nos treinos. Isso não é história para 'boi dormir', não. Isso aqui é verdade. Condicionamento cardiorrespiratório mais músculo", disse o personal trainer Leandro Twin.
Melhor aeróbico para definição muscular
Está preocupado em ter aquela condição impecável? É importante atentar-se a esse detalhe. "Se você quer definição muscular, você tem que gastar mais calorias. Então, qualquer tipo de aeróbico vai servir para isso", orienta Leandro.
Alerta
É adepto de outro esporte? Não precisa ficar em desespero porque Twin vai detalhar o que acontece quando alguém decide conciliar com uma outra atividade.
"Arte marcial, aula de dança, jumps. Sim. Qualquer tipo de aeróbico para definição muscular. Que fique claro. Ele é válido porque ele vai gerar um gasto energético", encerra.
Vantagens
O trabalho aeróbico bem executado age diretamente na melhorar o condicionamento físico geral ao estimularem o coração, pulmões, sistema circulatório e os músculos do corpo. São benefícios que atuam na "construção" dessa resistência e independe de idade ou peso corporal.
A diretriz do exercício
O Ministério da Saúde lançou em junho de 2021 Guia de Atividade Física para a População Brasileira em conjunto com a UFPel (Universidade Federal de Pelotas). 70 pesquisadores de educação física, técnicos do ministério e da OPAN (Organização Pan-Americana da Saúde) atuaram na criação desse material.
O material é dividido em oito capítulos, com abordagem da prática de atividades físicas em grupos e ciclos de vida. Existem na sequência os auxílios sobre a quantidade, intensidade e os exemplos de atividades aeróbicas, de força e de equilíbrio para uma vida ativa.
Fonte: Leandro Twin