Expert dá dicas espertas para fazer traços com delineador
Ao mesmo tempo em que o delineador tem a fama de valorizar o olhar, ele é considerado um cosmético difícil de aplicar. O fato é que, quando traçado corretamente, muda completamente o visual, conferindo um make pra lá de especial. Tanto que os olhos delineados são marca registrada de algumas famosas, como as cantoras Katy Perry e Adele.
Marcia Val, make up artist do salão MG Hair, em São Paulo, ensina como fazer os traços mais usados pelas celebridades e explica quais cuidados você deve ter na hora de escolher e aplicar o produto.
Primeiro passos
“Para iniciantes, indico começar a desenhar o traço com lápis de olho, pois é mais fácil para corrigir e, na hora de passar o delineador, o desenho já está marcado”, ensina. “Apoie os cotovelos em uma superfície plana e rígida, para a mão ficar mais firme.”
Para olhos simétricos, faça os traços por partes, do meio para o canto interno e do meio para o canto externo. Nada de esticar as pálpebras durante a aplicação, o traço pode ficar enrugado.
Um truque, antes de fazer o risco na diagonal, é marcar a área colocando um pedaço de fita adesiva, assim há mais controle para aplicar o cosmético. Se precisar corrigir, use um cotonete com um pouquinho de base ou demaquilante.
Qual escolher?
Há várias opções como o delineador em forma de gel, que deve ser aplicado com pincel chanfrado e tem uma consistência que evita os borrões. Mas quem procura praticidade, a caneta ainda é a melhor solução, já que dá mais firmeza na aplicação. “Cada um tem seus prós e contras, o importante é descobrir qual se adapta. E quanto mais treinar, melhor será o resultado”, garante a maquiadora.
Traços em alta
São muitas as formas de marcar o olho com o delineador. “O importante é criar seu próprio estilo, inventando novas formas de delinear”, explica a especialista. Entre os mais usados estão os seguintes traços:
Egípcio – Contorne toda a volta do olho, em seguida, puxe o traço na direção do final da sobrancelha.
Gatinho – Trace a parte superior do olho, sendo grosso no canto externo e afinando para o centro. Depois, puxe o traço em direção ao final da sobrancelha.
Meia-lua – Parecido com o gatinho, com a diferença que se faz também um traço na parte inferior, bem rente aos cílios até o meio do olho. “Esse traço inferior não precisa ser tão marcado; indico esfumá-lo.”
Grosso – É o estilo gatinho, porém, com um risco grosso. “Quando o olho estiver fechado, parece um traçado em forma de triângulo.”
Duplo – Faz-se um traço mais grosso, no estilo gatinho, com uma cor diferente. Pode ser verde, azul, dourado. Em seguida, traça-se uma linha bem rente aos cílios, na cor preta.