Faz química no cabelo? Tratar aqui!
Os procedimentos químicos como coloração, progressiva e permanente, entre outros, agridem o fio e o couro cabeludo. A parte das madeixas que mais sofre com os processos é a cutícula capilar, parte externa que controla a pigmentação e hidratação.
A parte interna dos fios também é afetada, deixando-o ressecado e mais frágil. Por isso, aposte sempre em tratamentos hidratantes e reparadores para manter o cabelo bonito e saudável.
Usar um produto que cuide do couro cabeludo também é fundamental nesses casos. Os agentes químicos usados nesses processos agridem a raiz do cabelo, deixando ela mais suscetível a agentes externos que podem causar coceira, aumento de oleosidade e descamação. Inclua em sua rotina um shampoo que cuide do couro cabeludo para evitar que isso impacte o crescimento do seu fio.
Em relação aos produtos, fuja dos que contêm formol. Essa substância impermeabiliza a fibra capilar, impede que ele receba outros tratamentos e ainda enfraquece os fios.
As madeixas ainda ficam mais sensíveis, se os procedimentos forem feitos muito rentes à raiz ou fiquem muito mais tempo em atuação do que o necessário.
Entender e seguir à risca os procedimentos é essencial para o resultado final.
Se você estiver acostumada a fazer tudo em casa, sem problemas. Mas a recomendação é que um profissional seja sempre consultado. Um cabeleireiro consegue indicar o melhor procedimento para o seu tipo de cabelo, juntamente com a melhor opção de produto.
Outra recomendação é nunca fazer mais de um procedimento ao mesmo tempo. Descolorir e fazer uma progressiva no mesmo dia, por exemplo, danifica os fios muito mais do que se você os fizesse separadamente.
Deixe um intervalo entre os procedimentos para que a estrutura do seu cabelo volte ao normal.
Seguindo essas dicas simples, seus cabelos continuarão saudáveis antes, durante e depois de qualquer procedimento químico bem realizado.