Script = https://s1.trrsf.com/update-1739280909/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Festas de fim de ano são obstáculos para a perda de peso, diz estudo

Fim de ano não costuma ser encarado como "Projeto Verão" para maioria, ou seja, há quem tire o "pé do freio" na hora da refeição do natal e ano novo. Aí é que surge o problema, isto é, o recente estudo divulgado no Nutrients Journal diz que as festas de fim de ano são obstáculos […]

22 dez 2023 - 13h02
Compartilhar
Exibir comentários

Fim de ano não costuma ser encarado como "Projeto Verão" para maioria, ou seja, há quem tire o "pé do freio" na hora da refeição do natal e ano novo. Aí é que surge o problema, isto é, o recente estudo divulgado no Nutrients Journal diz que as festas de fim de ano são obstáculos para a perda de peso.

Festas de fim de ano
Festas de fim de ano
Foto: Shutterstock / Sport Life

Festas de fim de ano denota problema para perda de peso

Nessa oportunidade, os pesquisadores investigaram padrões de comportamento alimentar e períodos da vida de um indivíduo em que é vulnerável ao ganho de peso. Sendo assim, cumpriram com uma revisão sistemática para compreender os comportamentos alimentares e o impacto da alimentação nas férias de fim de ano.

A equipe discutiu na sequência como que os fatores psicossociais influenciam nos comportamentos alimentares durante as férias, uma vez que estes ciclos podem ser especialmente estressantes para alguns sujeitos, o que resulta no aumento do consumo alimentar e calórico.

Assim, ficou a constatação de que pessoas com sobrepeso ou obesos ganharam mais peso do que aqueles com IMC (Índice de massa corporal) comum. E tiveram mais dificuldade em perder o excesso de peso após as festas de fim de ano.

Detalhe que as refeições tradicionais de férias mencionadas na revisão incluíram as de países europeus. Como Romênia, Grécia, Itália, Espanha, Noruega, Alemanha, Reino Unido e França, bem como as regiões da América do Norte, América do Sul e Ásia.

A palavra da especialista

"A conclusão foi a de que o aumento do consumo de calorias provenientes de bebidas açucaradas e sobremesas nesse período resulta em um aumento de peso. Que não é revertido posteriormente. Isso acende um sinal de alerta para um olhar mais atento a esses pacientes em sobrepeso. Para melhorar estratégias de intervenção, prevenção, controle e acompanhamento", finalizou a nutróloga Dra. Marcella Garcez.

Sport Life
Compartilhar
Receba previsões diárias e fique por dentro do mundo astrológico através do nosso WhatsApp
Inscreva-se
Publicidade
Seu Terra












Publicidade