Fique torneada e perca 600 calorias por hora com o kettlebell
Além de ajudar a emagrecer, esse acessório tonifica os músculos, desenvolve a flexibilidade, a força e a resistência
Você nunca ouviu falar em kettlebell? Então não sabe o que está perdendo. Trata-se de uma bola de ferro com haste que pesa entre 8 ou 12 kg e proporciona diversos benefícios para o corpo. “Ele surgiu na Europa por volta do século 16 e era muito utilizada pelos militares dos czares da Rússia”, conta Iva Bittencourt, educadora física e personal trainer de São Paulo. “Há cerca de 15 anos o acessório desembarcou no Brasil e tem sido muito usado nas academias, pois oferece resultados excelentes promovendo o aumento da força, da flexibilidade e da coordenação motora, além de gastar uma média de 600 calorias em 60 minutos de treino”, diz Iva. “E ainda torna as aulas mais dinâmicas e motivadoras”, complementa.
Além de promover uma grande queima calórica, o uso do kettlebell beneficia – e muito – a musculatura. “Os exercícios fortalecem todos os grupos musculares e desenvolvem a sua resistência e flexibilidade”, conta Cristine Avellar, personal trainer da Hypoxi Brasil, no Rio de Janeiro, que segue um método desenvolvido por um expert austríaco em medicina esportiva que promete uma queima de gordura mais eficiente. “Ele permite um trabalho unilateral, o que faz com que os dois lados do corpo sejam exigidos igualmente e com mais intensidade, garantindo melhores resultados”, acrescenta.
Outro diferencial é que durante a aula o acessório altera diversas vezes o centro de gravidade do corpo, o que obriga todos os grupos musculares a trabalharem duro para permitir que os movimentos sejam executados e para equilibrar o tronco. Por essa razão, ao contrário do que muita gente pensa, não são apenas os braços que são exigidos e que ficam mais sarados com esse tipo de atividade. O core, região que compreende o abdômen, os quadris e a lombar, os glúteos e as pernas também são especialmente fortalecidos e tonificados.
Muitos benefícios em pouco tempo
Todas essas características fazem com que as aulas com o kettlebell proporcionem resultados muito rápidos. Segundo especialistas, com três treinos semanais de 20 minutos é possível notar uma melhora na silhueta e no condicionamento em apenas duas semanas.
Mas o ideal é que os exercícios sejam feitos com o acompanhamento de um profissional, principalmente no início, para garantir que eles sejam feitos da maneira correta e evitar acidentes. “Quem tem dores na região lombar, hérnia de disco ou lesões nos joelhos não deve utilizar o kettlebell sem avaliação médica e sem passar por uma adaptação física”, alerta Iva Bittencourt. A mesma recomendação vale para quem tem algum problema nos ombros e nos braços, hipertensão ou doenças cardiovasculares.