Funcional x musculação: diferenças e qual é melhor para o seu objetivo
Esse conhecimento ajuda na hora de criar os seus objetivos
Uma vida saudável pode lhe proporcionar diversos benefícios diários. Não é, mesmo? Eis que aparece o exercício físico como "ferramenta" indispensável para essa condição. Ao mesmo tempo, surgem perguntas que causam preocupações principalmente para quem é iniciante, exemplo: funcional x musculação? Qual é a diferença?
Então, o que é funcional e musculação?
"Treinamento funcional utiliza múltiplas articulações simultaneamente, utiliza de movimentos a partir do centro do corpo para as extremidades (membros) e baseados nos movimentos fundamentais humanos, exemplos: corrida, salto, arremesso, lançamento e entre outros", respondeu com exclusividade para o Sport Life o doutor em Educação Física pela Unicamp (Universidade de Campinas) Thiago Mattos.
"A musculação consiste na realização de alguns movimentos previamente padronizados com o uso de sobrecarga externa, ou seja, com uso de uma carga para realização desse movimento. Sendo que esses movimentos podem ser realizados em equipamentos específicos, utilizando halteres, anilhas, barras e as vezes até mesmo o peso corporal", detalhou Thiago.
As demais curiosidades sobre funcional x musculação
Treinamento funcional enfatiza o trabalho da região central do corpo, que é chamado de "core", compreende diversos músculos, que fazem a estabilização da coluna vertebral, como músculos abdominais, paravertebrais, glúteos e entre outros. Sendo assim, auxilia na postura também. Há o raciocínio de muitas pessoas de que atuam com essa proposta, que a característica do treino funcional está relacionada à melhoria da funcionalidade do corpo para ações diárias e esportivas do indivíduo.
"Entretanto, quem estuda treinamento desportivo questiona muito essa linha de raciocínio. Porque teoricamente todo tipo de treinamento melhora a funcionalidade do organismo. Por exemplo: se eu trabalhar um exercício como leg press, que não é exatamente o mesmo movimento de sentar-se e levantar da cadeira, mas o fato de melhorar a força dos membros inferiores indiretamente vai fazer com que o indivíduo também tenha uma melhora funcional ao se levantar de uma cadeira, realizando tal movimento com mais facilidade", destacou o Dr. Thiago.
Questionado na sequência se vale a pena conciliar o funcional com a musculação, Mattos citou que depende do objetivo do sujeito. "Dependendo do objetivo, um único tipo de treinamento já vai trazer esse benefício para esse indivíduo", concluiu.
Sendo assim, é inviável apontar que musculação se sobressai ao funcional e vice-versa. Ambos os treinamentos trazem melhoras para o praticante. Se o intuito é trabalhar a resistência muscular, agilidade, coordenação e potência, geralmente os funcionais trazem mais vantagens do que a musculação. Agora caso a intenção seja desenvolver a força máxima ou trabalhos hipertróficos, a musculação torna-se interessante.
Dados
Caminhada, futebol e musculação, respectivamente, são os exercícios físicos prediletos da população brasileira. Quem garante é a FCM (Faculdade de Ciências Médicas) da Unicampt. A turma de pesquisadores chegou a essa conclusão depois da análise de dados epidemiológicos de 60.202 pessoas acima dos 18 anos.