Gelo de babosa bombou no TikTok, mas é seguro para a sua pele?
Usuários do TikTok e Twitter têm disseminado os resultados da receita caseira para fazer gelo com o gel da babosa
Quem se interessa por temas como estética e skincare e usa redes sociais como o X (antigo Twitter) e o TikTok já deve ter visto posts com dicas sobre o uso do gelo de babosa. A técnica caseira tem sido disseminada como hidratante, tira-manchas e anti-inflamatório, entre outras coisas.
@_izazz gelo de babosa✨ #skincareroutine ♬ Redbone (feat. The Notorious B.I.G. & 2Pac) - $TURCK
Mas é tudo isso? Bom, a babosa, sim, tem reconhecidos benefícios para a pele "Entre eles, nós podemos citar seu poder hidratante por conter grande quantidade de água e ajudar a reter a umidade da pele. Além disso, a babosa consegue auxiliar processos de cicatrização de feridas, cortes e arranhões, tem efeito anti-inflamatório e calmante, além de melhorar queimaduras".
A avaliação é de Thiago Martins, biomédico, fisioterapeuta dermatofuncional e mestre em Medicina Estética. De acordo com ele, o uso da babosa só não é indicado para quem tem alergia à substância, mas o ideal é se consultar com um especialista antes de incorporá-la à rotina de cuidados com a pele.
"Isso porque o tipo de pele varia de pessoa para pessoa e, ao avaliá-la de forma individualizada, é possível entender se existem condições pré-existentes ou alguma necessidade específica que torne o uso recomendável ou não", pondera.
Receita caseira
Mas o que circula no TikTok não é a planta, e sim o gelo da babosa. A receita é simples: raspa o gel da folha, bate no liquidificador e depois o congela em cubos.
Nem sempre os usuários avisam, mas garantir que as mãos e todos os utensílios usados estejam limpos é essencial. Isso inclui, claro, retirar toda a sujeira da planta para evitar resíduos ou bactérias que possam estar na superfície, lembra Martins.
Aloe vera sem riscos
As propriedades calmantes e hidratantes do aloe vera, outro nome dado à planta, são registradas pela literatura científica, reconhece o dermatologista Lucas Miranda antes de fazer uma ponderação. "O uso inadequado ou incorreto de quaisquer substâncias em receitas caseiras para a pele pode causar efeitos colaterais, como irritação ou possíveis alergias", alerta.
Com ênfase de atuação na cosmiatria, área responsável pelos cuidados com a beleza da pele e prevenção do seu envelhecimento, o médico defende que a melhor forma de usar a substância é a partir de produtos elaborados em laboratórios respeitados, que contenham o aloe vera como princípio ativo. "Essas fórmulas foram desenvolvidas de forma a potencializar os efeitos da planta, conversar suas propriedades e agir na pele de forma mais eficaz e segura".
A mensagem é reforçada por Martins. O biomédico e fisioterapeuta dermatofuncional afirma que há diversos dermocosméticos no mercado, com ingredientes e dosagem seguras para a pele.