Script = https://s1.trrsf.com/update-1734630909/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Glúten engorda? Prejudica a saúde? Nutróloga esclarece dúvidas

Esse conjunto de esclarecimentos ajuda a entender o impacto do glúten no dia a dia

6 jul 2023 - 17h01
(atualizado às 18h44)
Compartilhar
Exibir comentários

É só ir em algum supermercado para ver uma embalagem de um produto com a acusação "contém glúten". Algumas pessoas ignoram essa informação já outras ficam receosas sobre esse consumo e, paralelamente, convive com mitos sobre esse alimento. Dessa maneira, a nutróloga da Sami Vera Shukumine esclarece as principais dúvidas sobre a substância

Primeiramente, o que é o glúten?

"O glúten é um alimento natural presente em cereais, sendo trigo, aveia, centeio, cevada e malte. Muitos acreditam que ele é um carboidrato e vilão, mas a verdade é que ele é uma proteína vegetal. O glúten é um tipo de gel que deixa uma massa elástica quando adicionamos água. Por exemplo: ao adicionar farinha e água para fazer uma massa, percebemos que a consistência do alimento muda", explica Vera Shukumine.

As principais dúvidas sobre glúten

Faz mal?

"Contrariando muitas embalagens, ainda não há comprovação científica de que o glúten faz mal à saúde. Inclusive, ao retirar completamente o glúten da dieta, é preciso repor os benefícios que a substância traz. Com isso, é necessário incluir alimentos ricos em fibras na alimentação, como legumes, frutas e vegetais. No entanto, o glúten não pode ser consumido em três casos específicos: pessoas que possuem doença celíaca, alergia ou sensibilidade não celíaca", orienta a nutróloga.

O que é a doença celíaca?

"Quando nos alimentamos, os alimentos passam pelo estômago e depois para o intestino, onde ocorre a absorção de nutrientes. É nessa fase que uma pessoa celíaca tem complicações: devido ao seu sistema imunológico, o corpo enxerga o glúten como um invasor a ser combatido, inflamando as microvilosidades da parede do intestino e impossibilitando a absorção de nutrientes importantes para o funcionamento do corpo, como o ferro e as vitaminas", diz a médica.

Como é a alergia ao glúten?

"Diferente da doença celíaca, a alergia ao glúten não gera uma resposta autoimune do organismo, mas causa diversos sintomas ao consumo, como: espirros, dificuldade para respirar, alergias na pele com coceiras e, em casos mais complicados, anafilaxia. Assim, quem possui alergia ao glúten, além de não poder consumir alimentos com o componente, também precisa passar longe de cosméticos ou produtos que possuem glúten na formulação", destaca a profissional.

O que é a sensibilidade não celíaca?

A doutora pontua que a sensibilidade não celíaca também não chega a causar uma resposta autoimune como a doença celíaca. Por outro lado, também cita que causa uma aversão ao componente com sintomas relacionados à fadiga e à inflamação do intestino. Para pessoas que não sofrem de nenhuma das alterações acima, cientistas continuam à procura dos malefícios do glúten, mas ainda sem nenhum dado comprovado.

Remover o glúten da dieta emagrece?

"Estudos comprovam que deixar de comer glúten não emagrece. Muitos observam essa reação ao cortar o glúten porque também cortam carboidratos e gorduras na dieta. Nesses casos, há uma falsa impressão que ele causa o emagrecimento. Cortar de uma hora para outra e sem a necessidade pode ser prejudicial: mudanças radicais em um organismo saudável fragiliza o intestino e deixa uma porta aberta para outras doenças", encerra Vera Shukumine.

As principais dúvidas sobre glúten - Shutterstock
As principais dúvidas sobre glúten - Shutterstock
Foto: Sport Life
Sport Life
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade