Gravidez: saiba como famosas voltaram à forma após dar à luz em 2013
Kim Kardashian, Juliana Paes, Natália Guimarães e Shakira exibem silhueta enxuta depois do parto
Voltar à forma após a gravidez pode ser um trabalho árduo para várias mulheres. Para algumas celebridades, nem sempre. Para outras, dietas restritivas entram no cardápio. Em 2013, famosas deram à luz seus filhos e, meses ou semanas depois, já exibiam a mesma silhueta de antes da gravidez.
A princesa Kate Middleton apareceu em agosto, um mês após o parto do príncipe George, já bem magra. Hoje, sua silhueta é ainda mais enxuta. Kim Kardashian chegou a publicar no Twitter que estava fazendo a dieta Atkins, para ajudar a perder os 25 kg que adquiriu na gravidez de North, que nasceu em junho. A cantora Shakira perdeu peso com a ajuda da dança fitness Zumba
Por aqui, Juliana Paes, Carol Trentini, Samara Felippo, Sheila Mello e a Miss Brasil Natália Guimarães, que teve gêmeas, dizem não seguir dietas restritivas, caprichando na alimentação saudável, por conta da amamentação. A top Carol Trentini perdeu os 11 kg ganhos durante a gravidez de Bento em 12 dias. Confira os seguir.
Shakira
Milan, filho de Shakira e do jogador de futebol Gerard Piqué, nasceu em janeiro. Em agosto, a cantora exibia barriga tanquinho em capa da revista Self, mas em fotos de março, mostrava que já havia perdido muitos quilos. Mesmo durante a gravidez, fez aulas da dança-fitness Zumba, prática que continuou depois do nascimento do bebê, de quatro a cinco vezes por semana. A dança é uma mistura de ritmos latinos criada na Colômbia, terra natal da cantora. A alimentação foi outro ponto seguido à risca. Segundo contou na época, comia oito refeições por dia, cada uma com 200 a 250 calorias.
Kate Middleton
A princesa Catherine Middleton exibiu um corpo enxuto pouco mais de um mês após dar à luz. A barriga, que ela ostentou sem trauma ao sair da maternidade, já havia sumido em sua primeira aparição pública, dia 30 de agosto, pouco mais de uma após o nascimento do príncipe George, dia 22 de julho.
Segundo a revista Vanity Fair, o que ajudou foram as refeições saudáveis que sua mãe, Carole, preparava para ela, durante a estada na residência materna dela. Sucos de frutas e barrinhas de cereais fazem parte do cardápio. Exercícios moderados, como ioga e caminhada, também facilitaram a perda de peso de Kate, além da amamentação, de acordo com publicações internacionais.
Apesar de ter seguido a dieta de Dukan, ou dieta francesa, antes de casar, Kate não poderia ter feito novamente, porque restringe a ingestão de alguns alimentos, o que não é indicado para parturientes.
Kim Kadarshian
Kim Kardashian engordou 25 kg durante a gestão de North, sua filha com Kanye West, que nasceu em 15 de junho. Em outubro, a socialite divulgou no Twitter que havia adotado a dieta do Dr. Atkins, que consiste basicamente em reduzir drasticamente a ingestão de carboidratos da alimentação. Ao iniciar a dieta, ocorre, segundo Atkins, um processo de modificação no metabolismo do corpo que começa a usar a gordura corporal como energia ao invés de carboidratos.
Antes da divulgação da dieta, publicações internacionais haviam divulgado que Kim contratara um chef só para preparar sucos verdes frescos de couve, aipo, espinafre e coentro, o que consistiria 80% de sua alimentação. Os outros 20% eram compostos por frango com baixo teor de gordura e uma salada leve ou vegetais cozidos no vapor, de acordo com o site Star.
Além da dieta, Kim também treina com o preparador físico conhecido como Coach Joe. Pelo que se vê nas fotos atuais, Kim já deve ter eliminado praticamente todos os 25 kg obtidos na gravidez.
Juliana Paes
Juliana Paes deu à luz seu segundo filho, Antonio, dia 21 de julho. Na época, disse em entrevistas que não era momento de se preocupar com peso. A atriz engordou 16 kg durante a gravidez, exatamente igual à primeira gestão, do filho Pedro.
De acordo com a assessoria de imprensa da atriz, ela não está fazendo dieta alguma. Com alimentação equilibrada, come de tudo um pouco e dá bastante atenção para as fibras. Também não está praticando exercícios diariamente no momento. Aos poucos, está voltando a frequentar a academia, com ajuda de sua personal trainer.
Em meio a workshops para a próxima novela das 18h, Meu Pedacinho de Chão, remake do folhetim de Benedito Ruy Barbosa, exibido em 1972, a assessoria da atriz afirmou que ela não conseguiu responder outras perguntas, como qual é seu peso atual.
Samara Filippo
A atriz Samara Filippo teve em maio sua segunda filha, Alicia. A primeira, Lara, tem 4 anos. Ambas são filhas do jogador Leandro Barbosa (Leandrinho), de quem se separou em julho. Nessa segunda gravidez, ficou menos ansiosa e isso a ajudou a comer menos. “Eu sempre tomei cuidado com estrias na barriga e seios. Então, sempre após o banho e antes de dormir, hidratava muito a pele. Bebia muita água, aumentei as frutas, mas como estava trabalhando, fiz pouca atividade física", disse.
Da Lara, engordou 13 kg; da Alicia, 10 kg. Não sabe quanto perdeu, porque não é ficar se pesando, mas afirmou que da Lara emagreceu mais rápido, pois na primeira “comia muito mais" e demorou para voltar ao peso.
Samara não ficou neurótica e desesperada em emagrecer, o que a ajudou. Após o nascimento de Lara, começou a se exercitar mais cedo e não seguia nenhuma dieta. “Estou num ritmo intenso de ensaio por conta da peça que vou estrear dia 13 deste mês, Orgulhosa Demais, Frágil Demais, e não estou conseguindo seguir nenhuma dieta. Mas desde a gravidez procuro beber muita água, não comer fritura, refrigerante, diminui os doces. Já já quero seguir uma dieta bem disciplinada”, disse a atriz, que ficou loira por conta do papel de Marilyn Monroe que fará na obra de teatro.
No momento não faz nada de exercícios, "a não ser ensaiar e ficar com as minhas pequenas no tempo livre.” Amamentar, para ela, não a ajudou a perder peso. “Amamentei Alicia até os 8 meses. É maravilhoso. Mas na Lara, tive problemas pessoais que fizeram secar meu leite. Fiquei arrasada, mas é vida que segue. Ela está linda e crescendo.”
Sheila Mello
Brenda, filha de Sheila Mello, e do ex-nadador Fernando Scherer, o Xuxa, nasceu dia 26 de março. A ex-dançarina do É o Tchan ganhou 15 kg durante a gestação, mas quatro meses depois já havia perdido 10 kg apenas com controle alimentar. Quando voltou a malhar, em julho, iniciou treino com o aparelho transport em casa, musculação na academia, ambos duas vezes por semana, de acordo com entrevistas da época. O objetivo era perder mais 5 kg de gordura e ganhar 3 kg de massa muscular, chegando aos 63 kg. No quesito dieta, procura ingerir alimentos leves, como verduras e legumes, alimentos que adora.
Carol Trentini
A modelo Carol Trentini, que deu à luz em 9 de agosto, perdeu os 11 kg ganhos durante a gravidez de Bento em 12 dias. “Comi de tudo e à vontade, sem preocupação e engordei pouco. Minha médica me deu os parabéns”, afirmou a top. Ela garante que nesses 12 dias não fez dieta alguma. “Não fiz absolutamente nada, além da amamentação.”
A modelo diz que não estava preocupada em voltar à forma física, mas sim em cuidar do filho. “Minha preocupação é me alimentar bem para produzir leite para o Bento.” O médico a liberou para retomar os exercícios após 30 dias do nascimento, mas só voltou depois de 50 dias. “Tive muita calma. Hoje, estou fazendo um circuito de lutas com um personal três vezes por semana”, afirma a modelo, que desfilou com barriguinha de cinco meses no Fashion Rio e voltou às passarelas no desfile da Ellus, em outubro.
Natália Guimarães
Natália Guimarães, Miss Brasil 2007, é mãe das gêmeas Maya e Kiara, que nasceram em 8 de agosto, filhas do cantor Leandro, do KLB. Ela ganhou 18 kg e perdeu tudo em duas semanas. Está com 60 kg. “A gente fica 24 horas por conta delas, principalmente no início, e acaba até se esquecendo de comer. Então não dá tempo de comer besteiras. Eu me alimento só pela saúde mesmo e sempre escolhendo alimentos saudáveis, pois isso também tem influência no leite”, disse ao Terra a miss que ainda amamenta as filhas. “Isso ajuda muito, dá para sentir o corpo ficando cada vez mais leve. É como se elas estivessem me sugando toda.”
Natália afirmou que o treino pesado pode secar o leite, por isso optou por exercícios leves e drenagem linfática. “Agora estou fazendo pilates duas vezes por semana, caminhadas com abdominais três vezes e tratamentos em uma clínica de estética para ativar o colágeno da pele.” Garante que deixou de lado doces e frituras e aposta nas frutas, iogurte e saladas.