Horário do treino pode facilitar a perda de gordura; saiba qual é o ideal
Descoberta publicada em artigo científico é fruto de estudo que analisou IMC e circunferência da cintura de mais de 5 mil pessoas
Não é só a qualidade ou a frequência do treino. Há um quarto elemento que pode facilitar a perda de peso: a hora de fazer sua atividade física.
A revelação é fruto de um estudo feito por pesquisadores estadunidenses e publicado na revista “Obesity”. Para chegar a conclusão, eles analisaram cinco mil adultos na faixa entre 40 e 50 anos.
Os participantes foram divididos em três grupos — pessoas que se exercitavam das 7h às 9h, entre 11h e 13h e das 17h às 20h. Com base nessa divisão, analisaram dados sobre o IMC e a circunferência da cintura em cada grupo, a fim de descobrir qual deles tinha menos probabilidade de ser obeso.
O resultado mostrou que quem treina pela manhã tem mais sucesso no processo de emagrecimento. O IMC mais baixo foi o do grupo matutino, de 25,9 kg/m², valor que está acima da faixa considerada saudável, entre 18,5 kg/m² a 24,9 kg/m². Os grupos vespertino e noturno marcaram médias de 27,6 kg/m² e 27,2 kg/m², respectivamente.
A turma das 7h às 9h também se saiu melhor no critério circunferência da cintura. A média deles foi 91,5 cm, a menor entre os três grupos. À tarde, a média foi de 95,8 cm e, à noite, 95 cm.
Mas isso não é mágica. Para os pesquisadores, pode ser mais efetivo treinar pela manhã porque as pessoas têm menos chances de se distrair, o que reflete em aumento na intensidade do exercício. Outras considerações, citadas pelo jornal O Globo, são a idade dos participantes matutinos — de 10 a 13 anos mais velhos que os demais — e a prática de uma dieta saudável, o que complementa a atividade física.