Irma e Zaquieu adotam meditação; conheça benefícios
Ao longo da trama, personagens têm se envolvido com a prática
Por vezes, as novelas exploram bem a realidade, conectando o mundo lá fora com a ficção desenvolvida nos estúdios e sets de gravação, algo que geralmente chama atenção do público. Ainda que com toda a mística presente na Novela Pantanal Remake, a produção tem feito elos interessantes ao incluir tecnologia e saúde mental entre capítulos.
Dois grandes exemplos dessa rica e diferente abordagem são Irma e Zaquieu, personagens com muita interação e que dividem as próprias vivências. Ao longo dos capítulos, é possível entender um pouco mais a motivação de cada um para incluir a meditação na rotina. Enquanto Irma aparece utilizando o app Atma para aprender a lidar melhor com as mudanças que acontecem em sua vida, Zaquieu busca controlar ansiedade e aliviar estresse.
Meditação é para você?
Apesar de possuírem motivos e experiências diferentes com relação à meditação – enquanto Irma tem um pouco mais de experiência, Zaquieu é iniciante –, é fácil perceber que não há uma restrição de público ou exclusão por nível de conhecimento, como exemplificam bem personagens. O fator preponderante é mesmo a própria relação com as atividades meditativas.
Principais benefícios da meditação
A conexão com a meditação varia entre pessoas, mas no geral qualidade de vida é sempre o elemento crucial e em destaque.
- Autoconhecimento: para entender melhor as próprias emoções e gatilhos mentais, encontrar melhores alternativas para lidar com situações, incluindo mudanças futuras;
- Alívio do estresse: um dia de trabalho pesado, o trânsito, um compromisso cancelado, muitos fatores podem, eventualmente, se tornar uma razão de estresse. A meditação surge para trabalhar esse ponto, seja com exercícios de respiração, elevando a concentração etc;
- Aumento do foco: as distrações diárias, sobretudo vindas de redes sociais, podem levar o foco. Por isso, práticas meditativas exploram o momento atual visando ampliara consciência sobre o instante vivido, tudo isso por meio da mindfulness (atenção plena). É a partir daí que se torna um recurso diário: se alimentar melhor, sem distrações e sentindo cada sabor, se dedicar a uma atividade por vez, entre outros exemplos;
- Controle da ansiedade: algumas pessoas são ansiosas, enquanto outras podem apresentar sinais de ansiedade por um motivo específico. Para ambos, a meditação pode surgir como alternativa de ajuste desse desequilíbrio, trazendo foco e calma de volta;
- Dormir melhor: o acúmulo de emoções, como ansiedade e estresse, pode colaborar para um estado de insônia. A prática vai colaborar na diminuição dessas sensações para, enfim, o sono se tornar protagonista.
Conheça o Atma
App de meditação com mais de 1000 conteúdos exclusivos e que durante o mês de agosto traz o Pantanal como um de seus destaques. Disponível para Android e iOS.