Já hidratou seu pescoço hoje? Veja tratamentos para essa área geralmente esquecida no skincare
Descubra cuidados diários e tratamentos dermatológicos que previnem o envelhecimento precoce do pescoço, deixando a pele firme.
A dedicação aos cuidados faciais já é rotina na vida de quem preza por uma boa aparência da pele do rosto, no entanto, o pescoço, que também está constantemente exposto ao sol e à poluição, muitas vezes é deixado de lado. Essa área pode “entregar” a idade, exibindo sinais de envelhecimento como flacidez e rugas antes mesmo do rosto.
Em entrevista ao Terra Você, o médico dermatologista, Lucas Miranda, e o cirurgião plástico, Fernando de Azevedo Lamana, explicam como um bom plano de prevenção e tratamentos adequados podem preservar a saúde e a aparência dessa área tão sensível.
“A pele do pescoço é naturalmente mais fina, com menos glândulas sebáceas e menor quantidade de colágeno e elastina em comparação ao rosto”, explica o dermatologista Lucas Miranda.
Ele conta que esses fatores a tornam mais propensa a perder firmeza e elasticidade rapidamente, resultando em rugas e flacidez. Além disso, o pescoço fica exposto frequentemente à radiação UV e aos movimentos repetitivos dos músculos, acelerando o envelhecimento.
Produtos que auxiliam no cuidado diário
Para retardar o envelhecimento do pescoço, produtos com antioxidantes, como a vitamina C, são recomendados. Eles ajudam a combater os radicais livres e os danos ambientais.
“O uso de retinoides e ácido hialurônico é fundamental, pois esses ativos estimulam a produção de colágeno”, sugere o médico.
Além disso, hidratantes específicos para essa região, com componentes firmadores, mantêm a pele mais densa e hidratada. A aplicação deve ser feita com movimentos ascendentes e acompanhada do uso diário de filtro solar com FPS 30 ou superior, para proteger a área dos efeitos nocivos do sol.
Para quem já percebe sinais mais avançados, como flacidez e rugas mais profundas, há tratamentos dermatológicos específicos que oferecem resultados satisfatórios. Entre as opções mais indicadas, estão o ultrassom microfocado e a radiofrequência, que agem nas camadas profundas da pele e estimulam o colágeno.
“Esses procedimentos proporcionam um efeito tensor e melhoram a firmeza da pele do pescoço”, comenta o dermatologista.
Outra alternativa eficaz é o Morpheus, uma tecnologia avançada que combina radiofrequência fracionada com microagulhamento.
“O Morpheus aquece o tecido subcutâneo de forma controlada, promovendo a contração das fibras de colágeno e estimulando a regeneração. Isso resulta em uma pele mais firme e com textura suave ao longo do tempo”, explica o cirurgião plástico Fernando de Azevedo Lamana.
Além disso, ele destaca que o tratamento é minimamente invasivo, o que permite uma recuperação rápida e retorno imediato às atividades diárias.
Proteção diária contra sol e poluição
A prevenção é o primeiro passo para manter o pescoço saudável. O uso de protetor solar, com reaplicação ao longo do dia, é indispensável, já que a pele do pescoço é constantemente exposta ao sol.
“Produtos com antioxidantes são recomendados para combater o estresse oxidativo da poluição, e a limpeza adequada no fim do dia ajuda a remover resíduos e impurezas acumuladas”, orienta Miranda.
Cuidar da pele do pescoço com a mesma dedicação que damos ao rosto pode fazer toda a diferença. Pequenas ações diárias e a escolha de tratamentos adequados são capazes de preservar a juventude e a beleza dessa área que, quando bem cuidada, deixa um visual mais harmônico e saudável.