Kit básico deve incluir batons nude, rosa e vermelho
Seja vermelho, seja nude, o batom é o toque final da maquiagem. Há mulheres que não abrem mão de ter uma coleção completa, com todas as cores e tipos à sua disposição. Há outras, porém, que preferem investir somente naqueles que mais usa no dia a dia. Mas quais batons é preciso ter para fechar com chave de ouro os makes de todas as ocasiões?
A maquiadora Anna Rizzo, de São Paulo, dá todas as dicas a quem deseja montar um nécessaire básico de batons: “com um pequeno kit já é possível estar prevenida. Existem três cores básicas e universais de batom, cujas tonalidades vão variar apenas para combinar com a pele de cada uma: nude, rosado e vermelho”.
A especialista aconselha tê-los sempre na versão matte aveludada, que vai bem com qualquer ocasião, e na versão gloss, de acabamento leve e transparente, para transformar a textura matte, se for desejado. “É essencial também possuir lápis de boca, nessas três tonalidades – nude, rosado e vermelho –, para dar um acabamento impecável e aumentar a durabilidade do cosmético nos lábios”, ensina Anna.
Nude
Trata-se de uma cor neutra, que pode dar o efeito de lábios “apagados”, anulando a cor natural deles, ou ser chamado de “cor de boca”, que destaca os lábios, sem mudar sua tonalidade natural. “O nude é o curinga, indicado para combinar com maquiagens em que os olhos ganham mais destaque ou para compor um look bem simples, em que o objetivo é estar maquiada sem parecer estar”, explica Anna. Existem nudes com fundo rosado, bege, marrom, para todos os gostos e peles. Basta encontrar o melhor para você.
Rosado
“Disponível em diversas tonalidades e acabamentos, os rosados nunca saem de moda e são uma opção para destacar a maquiagem sem chamar toda a atenção para o batom”, observa a expert, que sugere: “prefira um tom de rosa mais versátil. Nesse caso, é melhor deixar de lado as cores muito óbvias, como o rosa chiclete e o rosa choque. Para o dia a dia, use os levemente translúcidos; a intensidade da cor pode variar de acordo com o seu tom de pele”.
Vermelho
Existe uma infinidade de subtons: do vermelhão aberto ao vinho. “Um batom vermelho sempre dá um toque especial a uma maquiagem neutra, faz um par inseparável com olhos delineados e é um grande aliado para transformar um look noite basiquinho num visual glamouroso”, afirma Anna. “Escolha a cor que mais lhe agrada e que combina com a sua tonalidade de pele. Para o dia, o ideal é deixar os olhos mais suaves para não pesar; à noite, pode caprichar e até combinar com os olhos esfumados no melhor estilo ‘olho tudo boca tudo’, principalmente para ir à balada.”