Líquida ou mousse? Escolha a base certa para sua pele
A cena é muito comum: na loja de cosméticos, em frente à bancada de bases, você se depara com uma série de versões diferentes – líquida, em bastão, em pó, cremosa... E agora, qual é a melhor? Ao mesmo tempo em que é ótimo o mercado dispor de uma ampla variedade de cosméticos, é preciso também entender os tipos para fazer a escolha certa. A maquiadora Simone Barcelos, diretora da Escola Madre – Conhecimento Criativo, em São Paulo, ensina o caminho em busca da sua base ideal. Confira.
Líquida: dá uma cobertura bem leve, supernatural e pode ser aplicada em todos os tipos de pele.
Como aplicar: use o pincel de base, mas também pode ser passada diretamente com as mãos. “Gosto do pincel duo fiber para esse tipo de base. A pele fica linda”, garante Simone.
Mousse: com efeito semelhante à líquida, é recomendada a todos os tipos de pele.
Como aplicar: pode-se usar a esponjinha ou o pincel. “Tem gente que gosta de espalhar com os dedos, mas geralmente as mãos não aplicam esse produto tão bem, pois, devido à oleosidade dos dedos, a base não fica bem depositada na pele”, observa Simone.
Mineral: oferece uma cobertura natural, elimina o excesso de brilho e tem ótima fixação. Serve para todos os tipos de pele, de sensíveis a oleosas.
Como aplicar: use o pincel de pó ou kabuki, que tem as cerdas mais densas e “pega” mais o produto, o que facilita a aplicação. “Para uma maior cobertura, vá, aos poucos, construindo camadas com o pó”, explica. “Esse tipo de base não deixa excesso quando aplicada em várias camadas finas e cobre bem a pele.”
Bastão: conhecida também como stick, tem textura mais densa e, por isso, marca as linhas de expressão, mas cobre bem manchas. “Algumas são indicadas para todos os tipos de pele, outras são oleosas e não devem ser aplicadas em peles mistas e há, ainda, aquelas que não servem para pele seca”, alerta Simone.
Como aplicar: deve ser passada diretamente no rosto, em alguns pontos, e depois, com uma esponja ou pincel, espalha-se o produto em toda a região da face até ficar uniforme.
Cremosa: possui boa cobertura e, por ser mais hidratante, fica melhor em peles secas e normais. “Mas se for livre de óleo, pode ser usada em peles oleosas.”
Como aplicar: coloque gotas da base em um recipiente plástico ou no dorso da mão, encoste o pincel de base no produto, retire o excesso e aplique no rosto, sempre do centro para fora. “Esfume bem com o pincel. Se a base ficar pesada, dê toquinhos com as mãos para retirar o excesso.”
Compacta: sua textura é parecida com a cremosa, mas o acabamento tem efeito matte. “O resultado é uma cobertura de média a alta, dependendo da quantidade aplicada.” Serve para todos os tipos de pele, mas é perfeita em peles oleosas, já que dá um acabamento “sequinho”.
Como aplicar: passe uma camada fina com esponja ou pincel, para deixar a pele mais natural, ou faça uma aplicação de mais produto para obter uma pele com mais cobertura.